A ELABORAÇÃO DE TEXTOS PARADIDÁTICOS EM QUÍMICA: INICIATIVAS COM PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107321 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 464 "inscrito_id" => 3664 "titulo" => "A ELABORAÇÃO DE TEXTOS PARADIDÁTICOS EM QUÍMICA: INICIATIVAS COM PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "resumo" => "Um importante indicador do letramento científico dos cidadãos é a capacidade de relacionar os conceitos científicos com o mundo que os cercam. O uso de texto escrito pode contribuir com parte deste processo, sob a forma de livro didático, livro didático aberto ou texto alternativo. Neste contexto, em escolas parceiras, um levantamento sugeriu que os alunos tinham certa dificuldade em associar a Química a outros fenômenos. Diante disto, o objetivo desta prática foi explorar o impacto do uso de textos escritos temáticos em Química. Para isso, seis textos escritos temáticos (TET) foram elaborados e implementados em turmas do Ensino Médio. Os TET se constituíram por duas páginas, a primeira com ênfase narrativa e versando sobre um tema e a segunda com ênfase expositiva e versando sobre teoria química. Os alunos usaram o TET para responder a duas perguntas de resposta textual sobre Química e a uma pergunta de resposta interpretativa acerca do tema. As respostas foram analisadas e categorizadas de forma indutiva. Em conjunto, os resultados corroboram com a literatura a qual infere que as habilidades para a expressão escrita apenas podem ser desenvolvidas com a inclusão de práticas frequentes de leitura. A melhoria nas habilidades de leitura e escrita não é imediata devendo serem oportunizadas, periodicamente, práticas de leituras em sala de aula. Essa experiência procurou sensibilizar os licenciandos para a produção e o uso de textos escritos temáticos como uma forma de tomar consciência dos desafios e das potencialidades deste tipo de prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3664_TB464_25042024185616.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCEU JÚNIOR PAZ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALCEU" "autor_email" => "alceujunior@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107321 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 464 "inscrito_id" => 3664 "titulo" => "A ELABORAÇÃO DE TEXTOS PARADIDÁTICOS EM QUÍMICA: INICIATIVAS COM PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "resumo" => "Um importante indicador do letramento científico dos cidadãos é a capacidade de relacionar os conceitos científicos com o mundo que os cercam. O uso de texto escrito pode contribuir com parte deste processo, sob a forma de livro didático, livro didático aberto ou texto alternativo. Neste contexto, em escolas parceiras, um levantamento sugeriu que os alunos tinham certa dificuldade em associar a Química a outros fenômenos. Diante disto, o objetivo desta prática foi explorar o impacto do uso de textos escritos temáticos em Química. Para isso, seis textos escritos temáticos (TET) foram elaborados e implementados em turmas do Ensino Médio. Os TET se constituíram por duas páginas, a primeira com ênfase narrativa e versando sobre um tema e a segunda com ênfase expositiva e versando sobre teoria química. Os alunos usaram o TET para responder a duas perguntas de resposta textual sobre Química e a uma pergunta de resposta interpretativa acerca do tema. As respostas foram analisadas e categorizadas de forma indutiva. Em conjunto, os resultados corroboram com a literatura a qual infere que as habilidades para a expressão escrita apenas podem ser desenvolvidas com a inclusão de práticas frequentes de leitura. A melhoria nas habilidades de leitura e escrita não é imediata devendo serem oportunizadas, periodicamente, práticas de leituras em sala de aula. Essa experiência procurou sensibilizar os licenciandos para a produção e o uso de textos escritos temáticos como uma forma de tomar consciência dos desafios e das potencialidades deste tipo de prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3664_TB464_25042024185616.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCEU JÚNIOR PAZ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALCEU" "autor_email" => "alceujunior@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }