Um importante indicador do letramento científico dos cidadãos é a capacidade de relacionar os conceitos científicos com o mundo que os cercam. O uso de texto escrito pode contribuir com parte deste processo, sob a forma de livro didático, livro didático aberto ou texto alternativo. Neste contexto, em escolas parceiras, um levantamento sugeriu que os alunos tinham certa dificuldade em associar a Química a outros fenômenos. Diante disto, o objetivo desta prática foi explorar o impacto do uso de textos escritos temáticos em Química. Para isso, seis textos escritos temáticos (TET) foram elaborados e implementados em turmas do Ensino Médio. Os TET se constituíram por duas páginas, a primeira com ênfase narrativa e versando sobre um tema e a segunda com ênfase expositiva e versando sobre teoria química. Os alunos usaram o TET para responder a duas perguntas de resposta textual sobre Química e a uma pergunta de resposta interpretativa acerca do tema. As respostas foram analisadas e categorizadas de forma indutiva. Em conjunto, os resultados corroboram com a literatura a qual infere que as habilidades para a expressão escrita apenas podem ser desenvolvidas com a inclusão de práticas frequentes de leitura. A melhoria nas habilidades de leitura e escrita não é imediata devendo serem oportunizadas, periodicamente, práticas de leituras em sala de aula. Essa experiência procurou sensibilizar os licenciandos para a produção e o uso de textos escritos temáticos como uma forma de tomar consciência dos desafios e das potencialidades deste tipo de prática pedagógica.