Este artigo representa um resultado parcial das experiências iniciais adquiridas através do Programa de Residência Pedagógica (RP), que surge no contexto educacional, especificamente nos programas de formação de professores, como uma ferramenta extremamente importante para colocar em prática tudo o que foi aprendido, debatido e problematizado na Universidade, bem como vivenciar e proporcionar oportunidades para que os graduados se envolvam com a realidade cotidiana das escolas. Diante do desafio encontrado durante a formação docente, que envolve construir a percepção de docente. Para atender ao objetivo, adotou-se a metodologia do tipo bibliográfica, principalmente das áreas de prática pedagógica e o ensino de química. Os resultados indicam que a Residência Pedagógica está a revelar-se uma valiosa experiência de aprendizagem e um passo crucial para a aquisição de prática profissional. Nesse período, nós, como alunos, temos a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos teóricos que adquirimos durante a graduação. Além disso, permite que os alunos compreendam o papel significativo que os educadores desempenham na formação do desenvolvimento pessoal e profissional de seus alunos.