O presente artigo discorre sobre uma mediação de leitura do livro “O Tupi que você fala”, de Claudio Fragata, desenvolvido com a turma do 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Pau dos Ferros, realizada pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que foi desenvolvida a partir das reflexões acerca da interação dos alunos com a realização de uma leitura, com a temática voltada para a cultura indígena e como ela está inserida na nossa vida. Observamos o interesse e a participação das crianças durante da leitura da história, analisamos seus conhecimentos prévios perante a temática explorada, como também os questionamentos, reflexões e constatações expressas por elas. As experiências formativas proporcionadas pelo programa são fascinantes e marcadas por aprendizagens significativas, ao desenvolver uma reflexão sobre a origem de nossa língua e cultura, utilizando a literatura como instrumento aproximação com tomas pouco trabalhados em sala de aulas, apontando nossa diversidade cultural e como ela vai muito além de datas comemorativas e que na verdade estão presentes no nosso cotidiano e cravando o pensamento do quanto a literatura é importante e se faz necessária na construção de aprendizagens significativas diariamente.