A residência pedagógica, vinculada ao PIBID, visa formar licenciandos através do estágio na educação básica. O PRP - Saberes Tecidos em Escritura e Leitura, coordenado pela Dr. Célia Zeri De Oliveira, em parceria com a Escola Estadual Jarbas Passarinho, contribui para a formação universitária. A metodologia, embasada em teorias freianas e bakhtianas, promove diálogos entre residentes, preceptores e coordenadores, gerando um ethos discursivo docente. A implementação do PRP reflete o modelo da residência médica, adaptado ao contexto educacional, proporcionando uma formação intensiva e colaborativa. Desde o processo seletivo até a imersão na escola, os residentes desenvolvem habilidades em resposta aos desafios da educação básica, transcendendo as limitações curriculares. Portanto, os residentes, ao revitalizarem o ambiente escolar e promoverem a transformação pedagógica, demonstram criatividade e engaj amento. A colaboração com preceptores e coordenadores possibilita atividades práticas adaptadas às necessidades dos alunos, fortalecendo o vínculo entre residentes e alunos e promovendo reflexões sobre o papel do professor como mediador do conhecimento e desenvolvimento humano.