A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NO PIBID ESPANHOL, UNEB, CAMPUS I: EM FOCO OS PROFESSORES DE ESPANHOL EM FORMAÇÃO
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107485 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 736 "inscrito_id" => 4141 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NO PIBID ESPANHOL, UNEB, CAMPUS I: EM FOCO OS PROFESSORES DE ESPANHOL EM FORMAÇÃO" "resumo" => "É inegável o significativo papel que o PIBID tem desenvolvido na vida de estudantes que trilham o caminho da docência, estando diretamente imersos no campo de atuação profissional. Nesta experiência de aproximar-se da realidade cotidiana docente, os bolsistas vão conhecendo os desafios e as necessidades da realidade escolar e vão construindo sua identidade como professores de espanhol. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo refletir e socializar o modo como os estudantes do curso de letras espanhol dão sentido a sua experiência no PIBID, analisando impactos do programa na construção da sua identidade profissional. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo e para a recolha das informações acerca do modo como os bolsistas dão significado às vivências iniciais da prática docente, optou-se pela narrativa escrita, fundamentando-se nos princípios teórico-metodológicos da abordagem (auto) biográfica a qual oportuniza ao participante ser ator e autor do seu processo formativo. O estudo ampara-se nas contribuições teóricas de Freire (2016), García (2009), Nóvoa (2014), Passegi (2006), Souza (2006) e Mendes (2008), entre outros. De acordo com as narrativas, o subprojeto PIBID ESPANHOL é um potencial espaço de aprendizagem da docência, de reinvenção constante da Prática Docente, por meio das atividades de planejamento e elaboração de materiais didáticos, além de ajudar a desenvolver um olhar crítico e sensível a respeito da escola e das condições de trabalho do professor. É importante destacar ainda o reconhecimento das bolsistas, do projeto, como uma experiência transformadora para suas vidas, tanto na dimensão pessoal quanto profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV204_MD1_ID4141_TB736_08042024150907.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÚBIA DA SILVA CRUZ" "autor_nome_curto" => "NÚBIA" "autor_email" => "nscruz@uneb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107485 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 736 "inscrito_id" => 4141 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NO PIBID ESPANHOL, UNEB, CAMPUS I: EM FOCO OS PROFESSORES DE ESPANHOL EM FORMAÇÃO" "resumo" => "É inegável o significativo papel que o PIBID tem desenvolvido na vida de estudantes que trilham o caminho da docência, estando diretamente imersos no campo de atuação profissional. Nesta experiência de aproximar-se da realidade cotidiana docente, os bolsistas vão conhecendo os desafios e as necessidades da realidade escolar e vão construindo sua identidade como professores de espanhol. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo refletir e socializar o modo como os estudantes do curso de letras espanhol dão sentido a sua experiência no PIBID, analisando impactos do programa na construção da sua identidade profissional. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo e para a recolha das informações acerca do modo como os bolsistas dão significado às vivências iniciais da prática docente, optou-se pela narrativa escrita, fundamentando-se nos princípios teórico-metodológicos da abordagem (auto) biográfica a qual oportuniza ao participante ser ator e autor do seu processo formativo. O estudo ampara-se nas contribuições teóricas de Freire (2016), García (2009), Nóvoa (2014), Passegi (2006), Souza (2006) e Mendes (2008), entre outros. De acordo com as narrativas, o subprojeto PIBID ESPANHOL é um potencial espaço de aprendizagem da docência, de reinvenção constante da Prática Docente, por meio das atividades de planejamento e elaboração de materiais didáticos, além de ajudar a desenvolver um olhar crítico e sensível a respeito da escola e das condições de trabalho do professor. É importante destacar ainda o reconhecimento das bolsistas, do projeto, como uma experiência transformadora para suas vidas, tanto na dimensão pessoal quanto profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV204_MD1_ID4141_TB736_08042024150907.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÚBIA DA SILVA CRUZ" "autor_nome_curto" => "NÚBIA" "autor_email" => "nscruz@uneb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }