Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO-APRENDIZADO DE GEOGRAFIA FÍSICA NA ESCOLA TÉCNICA DR. CELSO MALCHER EM BELÉM-PA.

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Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este trabalho explica a importância das metodologias ativas no ensino de Geografia Física na vida escolar e cotidiana, e como essas ferramentas são facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem. Para isto, a aula de geomorfologia e climatologia foi ministrada para o 2°ano do Curso de Meio Ambiente - Recuperação de áreas degradadas, teve como objetivos discutir o ocorrido no município de Abaetetuba (PA), quais fatores influenciaram para que ocorresse a subsidência do solo e também elaboração de oficina de construção de instrumentos meteorológicos caseiros, como termômetros e pluviômetros, utilizando materiais recicláveis e análise de dados com a utilização dos aparelhos técnicos. a utilização dessas experiências surge como um importante método de ensino que, além de promover a compreensão de conceitos complexos, pode ajudar a tornar o ensino mais dinâmico e envolvente. Os alunos sentiram-se mais estimulados quando retirados do ambiente escolar e os inseridos na prática, por meio da coleta de solo e análise de temperatura e precipitação, feita pelos próprio, de tal forma, a atividade os fez compreender a importância do estudo da geomorfologia e da climatologia, e os impactos que que a falta dos estudos nessas áreas pode causar ao meio ambiente e à sociedade.

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