Este estudo consiste em um relato de experiência acerca de uma atividade experimental realizada na oficina “Energia: Combustível do Futuro? Geração de hidrogênio molecular via eletrólise aquosa e Química atmosférica: Quantificando a porcentagem de oxigênio atmosférica”, na qual foram discutidos conceitos químicos referentes à energia, combustíveis, composição do ar atmosférico, ligação em série de pilhas, eletrólise da água, bem como a divulgação e popularização da ciência, pautados na educação inclusiva. O estudo discutiu a promoção do ensino de química considerando o cenário de diversidades em sala de aula, baseando-se em atividades experimentais e visando possibilitar a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE). Ao longo deste estudo é ressaltada a importância da educação inclusiva, como também da necessidade de promover a experimentação no ensino de química para alunos, levando em consideração suas especificidades. Os resultados desse estudo apontaram que é possível realizar a inclusão a partir de atividades experimentais, contribuindo assim para a construção do conhecimento científico de forma igualitária.