O objetivo deste artigo é discutir a construção da práxis pedagógica em Educação Física(EDF) no processo formativo por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Neste Programa, os discentes da licenciatura têm a oportunidade de realizar estudos, observação participante e regência de aulas, sob supervisão, processos que promovem a construção de uma práxis pedagógica. O artigo surgiu da inserção no Pibid, no contexto do Colégio Universitário/UFMA, e das inquietações que permeiam nossa trajetória formativa, quando estabelecemos, progressivamente, a relação teoria-prática em nossa atuação no Colun/UFMA. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e que dialoga com técnicas de pesquisa de tipo etnográfica. Abordamos a construção de uma práxis pedagógica, por meio da análise da regência de uma aula de Educação Física, registrada em caderno de campo. Realizamos essa análise em diálogo com literatura especializada, selecionada conforme algumas categorias principais: práxis pedagógica, relação teórico-prática, aula de EDF e abordagem crítico-superadora. Concluímos que a trajetória formativa de apropriação dos aspectos didático-metodológicos para o ensino da EDF, está relacionada ao desenvolvimento de uma práxis pedagógica, na relação teórico-prática materializada no ato de ensinar-aprender durante a aula de EDF registrada.