FERRAMENTAS DIGITAIS NO SEMI ÁRIDO POTIGUAR: UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EM AMBIENTE ESCOLAR ATRAVÉS DO PIBID
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107305 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 431 "inscrito_id" => 2346 "titulo" => "FERRAMENTAS DIGITAIS NO SEMI ÁRIDO POTIGUAR: UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EM AMBIENTE ESCOLAR ATRAVÉS DO PIBID" "resumo" => "Este estudo explora a eficácia da implementação de ferramentas digitais destacando benefícios e desafios. A metodologia investiga o uso eficaz de ferramentas digitais na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Professor Francisco Veras, em Angicos/RN, visando superar obstáculos educacionais. As atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) incluíram palestras formativas e implementação de oficinas sobre ferramentas digitais. Aplicativos como Canva, Tome IA, Street View, PowerPoint e Google Arts & Culture foram introduzidos para auxiliar alunos em atividades criativas. O diálogo com os professores revelou a necessidade de auxílio na produção de apresentações de seminário, levando à implementação de oficinas de PowerPoint. Ferramentas como Tome IA e Canva foram escolhidas pela facilidade de uso e estímulo à criatividade. O Google Street View e Google Arts & Culture foram selecionados para promover a exploração virtual e apreciação da arte e cultura, respectivamente, desenvolvendo habilidades de pesquisa e expressão criativa. Essas estratégias buscam maximizar o impacto positivo das tecnologias na educação, oferecendo ideias valiosas para educadores, pesquisadores e líderes comunitários interessados no desenvolvimento inclusivo e resiliente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2346_TB431_25042024194006.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICHARDSON MATEUS AMORIM DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RICHARDSON" "autor_email" => "richardson.silva@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107305 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 431 "inscrito_id" => 2346 "titulo" => "FERRAMENTAS DIGITAIS NO SEMI ÁRIDO POTIGUAR: UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS EM AMBIENTE ESCOLAR ATRAVÉS DO PIBID" "resumo" => "Este estudo explora a eficácia da implementação de ferramentas digitais destacando benefícios e desafios. A metodologia investiga o uso eficaz de ferramentas digitais na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Professor Francisco Veras, em Angicos/RN, visando superar obstáculos educacionais. As atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) incluíram palestras formativas e implementação de oficinas sobre ferramentas digitais. Aplicativos como Canva, Tome IA, Street View, PowerPoint e Google Arts & Culture foram introduzidos para auxiliar alunos em atividades criativas. O diálogo com os professores revelou a necessidade de auxílio na produção de apresentações de seminário, levando à implementação de oficinas de PowerPoint. Ferramentas como Tome IA e Canva foram escolhidas pela facilidade de uso e estímulo à criatividade. O Google Street View e Google Arts & Culture foram selecionados para promover a exploração virtual e apreciação da arte e cultura, respectivamente, desenvolvendo habilidades de pesquisa e expressão criativa. Essas estratégias buscam maximizar o impacto positivo das tecnologias na educação, oferecendo ideias valiosas para educadores, pesquisadores e líderes comunitários interessados no desenvolvimento inclusivo e resiliente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2346_TB431_25042024194006.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICHARDSON MATEUS AMORIM DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RICHARDSON" "autor_email" => "richardson.silva@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }