Este estudo explora a eficácia da implementação de ferramentas digitais destacando benefícios e desafios. A metodologia investiga o uso eficaz de ferramentas digitais na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Professor Francisco Veras, em Angicos/RN, visando superar obstáculos educacionais. As atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) incluíram palestras formativas e implementação de oficinas sobre ferramentas digitais. Aplicativos como Canva, Tome IA, Street View, PowerPoint e Google Arts & Culture foram introduzidos para auxiliar alunos em atividades criativas. O diálogo com os professores revelou a necessidade de auxílio na produção de apresentações de seminário, levando à implementação de oficinas de PowerPoint. Ferramentas como Tome IA e Canva foram escolhidas pela facilidade de uso e estímulo à criatividade. O Google Street View e Google Arts & Culture foram selecionados para promover a exploração virtual e apreciação da arte e cultura, respectivamente, desenvolvendo habilidades de pesquisa e expressão criativa. Essas estratégias buscam maximizar o impacto positivo das tecnologias na educação, oferecendo ideias valiosas para educadores, pesquisadores e líderes comunitários interessados no desenvolvimento inclusivo e resiliente.