O PIBID é um programa do governo brasileiro que promove a iniciação à docência de estudantes de licenciatura, integrando a educação superior e básica. Criado em 2007 pela CAPES, busca melhorar a formação de professores e a qualidade da educação básica. Concede bolsas aos participantes para desenvolverem atividades nas escolas públicas, em parceria com instituições de ensino superior. O relato de experiência destaca a jornada enriquecedora e transformadora durante 8 meses no programa, visando contribuir para a prática profissional, compartilhar conhecimentos adquiridos e validar métodos ou teorias estudadas. O trabalho adotou a pesquisa-ação (TRIPP, 2005), integrando teoria e prática com participação ativa dos pesquisadores. A autora participou regularmente de sessões de acompanhamento e assistência em uma escola de tempo integral, envolvendo turmas do primeiro ao terceiro ano do ensino médio. Além das aulas de educação física, contribuiu para Oficinas Formativas e Orientação Acadêmica, ampliando seu repertório pedagógico. Destaques incluem aulas sobre Frisbee, participação na organização dos Jogos Internos, enfrentamento de desafios em congressos e uma animada guerra de balão com água durante a aula pré-Enem. A experiência no PIBID não apenas confirmou a escolha pela carreira docente, mas também desenvolveu habilidades essenciais, como adaptação, empatia e criatividade, sendo uma parte integral de seu crescimento pessoal e profissional.