Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: A PIXEL ART EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107714
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1149
    "inscrito_id" => 2542
    "titulo" => "TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: A PIXEL ART EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "O trabalho desenvolvido tem por objetivo apresentar os resultados obtidos a partir da elaboração e aplicação de uma Sequência Didática (SD) cujo objeto matemático foi Transformações Geométricas. Para tanto, ela foi elaborada com base nos pressupostos da Teoria das Situações Didáticas (TSD) e fez uso do software Pixilart para explorar as simetrias de rotação, translação e reflexão. A SD foi de caráter adidático, era composta por tarefas a serem feitas no papel e também a partir da manipulação de tablets, e foi aplicada em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola pública municipal de uma cidade do sul do estado da Bahia. Como resultados, foi observado que, de maneira geral, os estudantes conseguiram se aproximar das respostas esperadas em cada uma das tarefas e que o emprego do Pixelart criou um espaço dinâmico e motivador no decorrer do processo de aplicação da SD."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD4_ID2542_TB1149_31032024211017.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ROBERTO PASSOS BOMFIM"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "carlosroberto10503@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107714
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1149
    "inscrito_id" => 2542
    "titulo" => "TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: A PIXEL ART EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "O trabalho desenvolvido tem por objetivo apresentar os resultados obtidos a partir da elaboração e aplicação de uma Sequência Didática (SD) cujo objeto matemático foi Transformações Geométricas. Para tanto, ela foi elaborada com base nos pressupostos da Teoria das Situações Didáticas (TSD) e fez uso do software Pixilart para explorar as simetrias de rotação, translação e reflexão. A SD foi de caráter adidático, era composta por tarefas a serem feitas no papel e também a partir da manipulação de tablets, e foi aplicada em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola pública municipal de uma cidade do sul do estado da Bahia. Como resultados, foi observado que, de maneira geral, os estudantes conseguiram se aproximar das respostas esperadas em cada uma das tarefas e que o emprego do Pixelart criou um espaço dinâmico e motivador no decorrer do processo de aplicação da SD."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD4_ID2542_TB1149_31032024211017.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ROBERTO PASSOS BOMFIM"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "carlosroberto10503@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O trabalho desenvolvido tem por objetivo apresentar os resultados obtidos a partir da elaboração e aplicação de uma Sequência Didática (SD) cujo objeto matemático foi Transformações Geométricas. Para tanto, ela foi elaborada com base nos pressupostos da Teoria das Situações Didáticas (TSD) e fez uso do software Pixilart para explorar as simetrias de rotação, translação e reflexão. A SD foi de caráter adidático, era composta por tarefas a serem feitas no papel e também a partir da manipulação de tablets, e foi aplicada em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola pública municipal de uma cidade do sul do estado da Bahia. Como resultados, foi observado que, de maneira geral, os estudantes conseguiram se aproximar das respostas esperadas em cada uma das tarefas e que o emprego do Pixelart criou um espaço dinâmico e motivador no decorrer do processo de aplicação da SD.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.