Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

SABERES GEOMÉTRICOS EVIDENCIADOS EM CURRAIS PARA BOVINOS SOB A LUZ DAS UNIDADES BÁSICAS DE PROBLEMATIZAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107066
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 7
    "inscrito_id" => 700
    "titulo" => "SABERES GEOMÉTRICOS EVIDENCIADOS EM CURRAIS PARA BOVINOS SOB A LUZ DAS UNIDADES BÁSICAS DE PROBLEMATIZAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa que está sendo realizada, através de um projeto financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), intitulado “Residência Pedagógica em Educação do Campo na Perspectiva Interdisciplinar em Ciências Agrárias e da Natureza, Matemática, Letras e Linguagens, Ciências Humanas e Sociais”, aprovado pelo Programa Residência Pedagógica (PRP), na Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). O objetivo foi problematizar medidas e formas geométricas em currais bovinos para o ensino de geometria plana sob luz das Unidades Básicas de Problematização (UBPs) proposto por Miguel; Mendes (2010; 2016). Para a operacionalização do estudo, foi adotado como método de investigação, a pesquisa-ação, concebido por Thiollent (1997) e Prodanov; Freitas (2013), segundo o qual propõe cinco etapas que constituem a pesquisa-ação, a saber: i. diagnóstico; ii. planejamento para ação; iii. execução; iv. avaliação; e v. aprendizagem específica. Os resultados indicaram a possibilidade real de ensinar geometria plana, tendo em vista o uso das UBPs. Portanto, o estudo apontou que as atividades problematizadas possuem potencialidades didáticas com relevo ao ensino-aprendizagem escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID700_TB7_05012024144014.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO ROCHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO"
    "autor_email" => "fabio71rocha@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107066
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 7
    "inscrito_id" => 700
    "titulo" => "SABERES GEOMÉTRICOS EVIDENCIADOS EM CURRAIS PARA BOVINOS SOB A LUZ DAS UNIDADES BÁSICAS DE PROBLEMATIZAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa que está sendo realizada, através de um projeto financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), intitulado “Residência Pedagógica em Educação do Campo na Perspectiva Interdisciplinar em Ciências Agrárias e da Natureza, Matemática, Letras e Linguagens, Ciências Humanas e Sociais”, aprovado pelo Programa Residência Pedagógica (PRP), na Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). O objetivo foi problematizar medidas e formas geométricas em currais bovinos para o ensino de geometria plana sob luz das Unidades Básicas de Problematização (UBPs) proposto por Miguel; Mendes (2010; 2016). Para a operacionalização do estudo, foi adotado como método de investigação, a pesquisa-ação, concebido por Thiollent (1997) e Prodanov; Freitas (2013), segundo o qual propõe cinco etapas que constituem a pesquisa-ação, a saber: i. diagnóstico; ii. planejamento para ação; iii. execução; iv. avaliação; e v. aprendizagem específica. Os resultados indicaram a possibilidade real de ensinar geometria plana, tendo em vista o uso das UBPs. Portanto, o estudo apontou que as atividades problematizadas possuem potencialidades didáticas com relevo ao ensino-aprendizagem escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID700_TB7_05012024144014.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO ROCHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO"
    "autor_email" => "fabio71rocha@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa que está sendo realizada, através de um projeto financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), intitulado “Residência Pedagógica em Educação do Campo na Perspectiva Interdisciplinar em Ciências Agrárias e da Natureza, Matemática, Letras e Linguagens, Ciências Humanas e Sociais”, aprovado pelo Programa Residência Pedagógica (PRP), na Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). O objetivo foi problematizar medidas e formas geométricas em currais bovinos para o ensino de geometria plana sob luz das Unidades Básicas de Problematização (UBPs) proposto por Miguel; Mendes (2010; 2016). Para a operacionalização do estudo, foi adotado como método de investigação, a pesquisa-ação, concebido por Thiollent (1997) e Prodanov; Freitas (2013), segundo o qual propõe cinco etapas que constituem a pesquisa-ação, a saber: i. diagnóstico; ii. planejamento para ação; iii. execução; iv. avaliação; e v. aprendizagem específica. Os resultados indicaram a possibilidade real de ensinar geometria plana, tendo em vista o uso das UBPs. Portanto, o estudo apontou que as atividades problematizadas possuem potencialidades didáticas com relevo ao ensino-aprendizagem escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.