Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa que está sendo realizada, através de um projeto financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), intitulado “Residência Pedagógica em Educação do Campo na Perspectiva Interdisciplinar em Ciências Agrárias e da Natureza, Matemática, Letras e Linguagens, Ciências Humanas e Sociais”, aprovado pelo Programa Residência Pedagógica (PRP), na Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). O objetivo foi problematizar medidas e formas geométricas em currais bovinos para o ensino de geometria plana sob luz das Unidades Básicas de Problematização (UBPs) proposto por Miguel; Mendes (2010; 2016). Para a operacionalização do estudo, foi adotado como método de investigação, a pesquisa-ação, concebido por Thiollent (1997) e Prodanov; Freitas (2013), segundo o qual propõe cinco etapas que constituem a pesquisa-ação, a saber: i. diagnóstico; ii. planejamento para ação; iii. execução; iv. avaliação; e v. aprendizagem específica. Os resultados indicaram a possibilidade real de ensinar geometria plana, tendo em vista o uso das UBPs. Portanto, o estudo apontou que as atividades problematizadas possuem potencialidades didáticas com relevo ao ensino-aprendizagem escolar.