A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID E A INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA X PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107579 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 912 "inscrito_id" => 2350 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID E A INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA X PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Para inserir os licenciandos no cotidiano escolar e valorizar a profissão docente (Brasil, 2018), foi criado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), oferecendo a oportunidade de um primeiro contato com as salas de aula a partir do primeiro período, antes mesmo do estágio obrigatório. Dessa maneira, o objetivo desse estudo é analisar a contribuição do PIBID para a relação teoria x prática, além de sua importância para a formação dos futuros professores. O estudo descritivo, tipo relato de experiência, foi um dos métodos utilizados, onde houve a participação de duas bolsistas no dia a dia de duas escolas da cidade de Paulo Afonso/BA, com uma somatória total de 30 horas mensais. Uma pesquisa na literatura com caráter qualitativo dos últimos 5 anos também foi feita, levando em consideração alguns critérios, como por exemplo a relevância do conteúdo, a data de publicação e a metodologia utilizada. Diante desse cenário, foi observado que a realidade se difere da teoria aprendida na universidade, visto que há experiências que somente a vivência na prática pode oferecer, como por exemplo, o contato com os alunos. Além disso, a literatura traz à tona a importância do PIBID na formação docente e ressalta diversas contribuições do programa, sendo uma delas a complementação das lacunas na formação do futuro docente. Portanto, fica evidente que o PIBID contribui na formação dos licenciandos, além disso, ajuda na construção da identidade docente, impactando de maneira positiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2350_TB912_24042024224559.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIELY PEREIRA LEITE" "autor_nome_curto" => "MAIELY" "autor_email" => "pereiramaiely11@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107579 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 912 "inscrito_id" => 2350 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID E A INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA X PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Para inserir os licenciandos no cotidiano escolar e valorizar a profissão docente (Brasil, 2018), foi criado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), oferecendo a oportunidade de um primeiro contato com as salas de aula a partir do primeiro período, antes mesmo do estágio obrigatório. Dessa maneira, o objetivo desse estudo é analisar a contribuição do PIBID para a relação teoria x prática, além de sua importância para a formação dos futuros professores. O estudo descritivo, tipo relato de experiência, foi um dos métodos utilizados, onde houve a participação de duas bolsistas no dia a dia de duas escolas da cidade de Paulo Afonso/BA, com uma somatória total de 30 horas mensais. Uma pesquisa na literatura com caráter qualitativo dos últimos 5 anos também foi feita, levando em consideração alguns critérios, como por exemplo a relevância do conteúdo, a data de publicação e a metodologia utilizada. Diante desse cenário, foi observado que a realidade se difere da teoria aprendida na universidade, visto que há experiências que somente a vivência na prática pode oferecer, como por exemplo, o contato com os alunos. Além disso, a literatura traz à tona a importância do PIBID na formação docente e ressalta diversas contribuições do programa, sendo uma delas a complementação das lacunas na formação do futuro docente. Portanto, fica evidente que o PIBID contribui na formação dos licenciandos, além disso, ajuda na construção da identidade docente, impactando de maneira positiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2350_TB912_24042024224559.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIELY PEREIRA LEITE" "autor_nome_curto" => "MAIELY" "autor_email" => "pereiramaiely11@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }