Para inserir os licenciandos no cotidiano escolar e valorizar a profissão docente (Brasil, 2018), foi criado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), oferecendo a oportunidade de um primeiro contato com as salas de aula a partir do primeiro período, antes mesmo do estágio obrigatório. Dessa maneira, o objetivo desse estudo é analisar a contribuição do PIBID para a relação teoria x prática, além de sua importância para a formação dos futuros professores. O estudo descritivo, tipo relato de experiência, foi um dos métodos utilizados, onde houve a participação de duas bolsistas no dia a dia de duas escolas da cidade de Paulo Afonso/BA, com uma somatória total de 30 horas mensais. Uma pesquisa na literatura com caráter qualitativo dos últimos 5 anos também foi feita, levando em consideração alguns critérios, como por exemplo a relevância do conteúdo, a data de publicação e a metodologia utilizada. Diante desse cenário, foi observado que a realidade se difere da teoria aprendida na universidade, visto que há experiências que somente a vivência na prática pode oferecer, como por exemplo, o contato com os alunos. Além disso, a literatura traz à tona a importância do PIBID na formação docente e ressalta diversas contribuições do programa, sendo uma delas a complementação das lacunas na formação do futuro docente. Portanto, fica evidente que o PIBID contribui na formação dos licenciandos, além disso, ajuda na construção da identidade docente, impactando de maneira positiva.