O lúdico é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional das crianças. O objetivo deste estudo é debater a relevância do brincar no processo de ensino-aprendizagem das crianças na educação infantil. Para este estudo, seguimos algumas técnicas de pesquisa, como, a técnica de análise documental, haja vista a pesquisa em textos de estudiosas da área como, Kishimoto (1988), Mochiutti (2007) e Kramer (2020), ademais, também foi usado o método de observação, levando em consideração que os autores observaram o comportamento da comunidade da educação infantil da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA). Analisamos que é importante ter espaços físicos adequados, com materiais lúdicos e desafiadores, e que o professor deve conhecer as diferentes formas de brincar e criar situações para que as crianças explorem e descubram através do brincar, tendo em vista que o brincar na infância estimula a criatividade, o aprendizado de conteúdos curriculares de forma prazerosa e a interação social. Desta forma, a pesquisa aponta que a falta de investimento em espaços e materiais adequados ainda é uma realidade em muitas escolas públicas e que a falta de tempo nas escolas e a pressão acadêmica também são desafios a serem enfrentados. É necessário repensar as prioridades educacionais e investir na formação dos professores para que possam utilizar o brincar de forma efetiva em sua prática pedagógica, para assim favorecer o desenvolvimento das habilidades das crianças.