O presente artigo relata a experiência de uma intervenção pedagógica realizada pela bolsista do Programa de Residência Pedagógica- PRP, em uma escola do município de Araguatins-TO, com turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II. Esta intervenção teve como principal objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, dando ênfase em reduzir, reutilizar e reciclar. O projeto foi dividido em três etapas: a primeira etapa consistiu em aulas introdutórias sobre a temática de sustentabilidade. Foi proposto para os discentes apresentarem teatro, vídeo, poesia, desfile com roupas recicláveis e confecção de jogos e objetos utilizando materiais descartáveis. Na segunda etapa ocorreu a preparação do projeto com a orientação da residente e professora regente. Na terceira etapa, realizou-se a apresentação dos trabalhos, na ocasião os discentes apresentaram para outras turmas os trabalhos produzidos por eles, essa ação contou com a participação de avaliadores. Evidenciou-se que o professor deve construir um aprendizado em conjunto com os discentes, que envolva a participação ativa dos mesmos. Acredita-se que os discentes tenham um outro olhar em relação aos objetos do seu dia a dia que seriam descartados, podendo fazer a reutilização desses objetos, além de incentivar a adoção de práticas sustentáveis. Mediante o projeto realizado, notou-se que os resultados foram satisfatórios, proporcionando uma aprendizagem dinâmica e prazerosa para os estudantes.