A Educação ambiental é uma área que desenvolve habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação da natureza. Este ramo da educação mostra para os seres que o meio ambiente é um local que deve ser preservado e conservado. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver práticas sustentável no centro de referência em assistência social (CRAS) com crianças e adolescentes no Bairro Itapecuruzinho no município de Caxias, MA. Com base nisso, foram desenvolvidas no CRAS atividades práticas, onde teve a participação média de 20 crianças e adolescente com faixas etárias entre 02 a 17 anos. As atividades desenvolvidas foram voltadas para a preservação do meio ambiente, a saber: Palestras voltadas a definição de educação ambiental, meio ambiente, preservação e desmatamento. Foram realizadas práticas como produção de adubo orgânico, confecção de lixeiras seletivas, plantio de hortaliças e plantas medicinais, finalizando com a roda de conversa. Com isso, o resultado foi proveitoso, pois todos participaram das palestras e atividades realizadas como construção das hortas, confecção das lixeiras seletivas, de forma ativa, observou-se que no decorrer do projeto as crianças e adolescentes adquiriam entendimento de como pequenas ações podem ajudar a preservar o meio ambiente. Esse trabalho foi um pequeno avanço, uma vez que assuntos como esses são repassados principalmente nas escolas. Essas atividades foram feitas para conscientizar e ajudar as crianças e adolescentes a entenderem como é importante cuidar do planeta.