A sala de aula assume um papel fundamental no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, sendo os professores os principais facilitadores desse processo, empregando diversas estratégias metodológicas para engajá-los. Dentro desse contexto, o painel integrado surge como uma abordagem ativa de ensino que promove a participação dos estudantes e estimula a construção colaborativa do conhecimento. Nessa perspectiva, este estudo investiga a contribuição específica do da utilização do painel integrado pelas bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) em oficinas com estudantes do Ensino Médio. Para tanto, traz-se um relato de experiência sobre as práticas desenvolvidas pelas pibidianas em sala de aula, com enfoque no subnúcleo ECIT Chiquinho Cartaxo, em Sousa-PB. Assim, o trabalho realiza uma análise detalhada da implementação dessa metodologia ativa, destacando sua eficácia no desenvolvimento da aprendizagem e protagonismo dos estudantes. Os resultados demonstram que a aplicação do painel integrado tem um impacto significativo na produção de conhecimento e no desenvolvimento de saberes mais sólidos e contextualizados. Dessa forma, se torna uma ferramenta valiosa, uma vez que promove uma abordagem ativa de ensino, o que favorece a participação dos estudantes e estimula a construção de conhecimento em grupo.