O lúdico é um recurso pedagógico importante e deve ser incorporado em sala de aula, pois possibilita uma aprendizagem mais significativa, atrativa e eficaz, que tem o poder despertar o interesse do aluno, tornando o processo educacional mais motivador e envolvente. Nesse trabalho objetivou-se relatar a experiência da aplicação do lúdico, enquanto recurso didático no desenvolvimento da temática higiene pessoal. Desenvolvido com alunos do 6° ano da EMEIF Santa Terezinha município de Cametá - PA, por bolsistas PIBID. Inicialmente ocorreu uma aula teórica e diálogos com os alunos, seguida de duas atividades lúdicas, o "jogo da memória" e o "tabuleiro humano". É evidente que os educadores precisam falar sobre o assunto e trabalhar práticas desde a infância dos alunos, para que eles possam crescer consciente da importância de hábitos saudáveis. A utilização do lúdico no contexto educacional pode contribuir para a elaboração de conceitos de forma criativa e interativa, além de promover o trabalho em grupo, que faz com que o aluno desenvolva habilidades como saber ouvir e respeitar as opiniões contrárias às suas. Neste cenário podemos afirmar que atividades lúdicas possibilitam um ensino envolvente, motivador, criativo eficiente e inclusivo, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades essenciais na formação educacional e pessoal. A partir deste trabalho, fica evidente a necessidade de abordar assuntos relacionados à higiene pessoal , uma vez que os alunos demonstraram dúvidas sobre tais aspectos.