A dança acompanha o ser humano muito antes do mesmo saber ler ou escrever para se comunicar, o ser humano é um ser dançante Gariba et al. (2007). O relato objetiva descrever a experiência de universitários atuando como professores nas aulas de Dança II do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ, explorando um produto educacional para a educação básica, proposto pela docente, responsável pela referida disciplina, intitulado “Circuito Dançante”. Deste modo, trata-se de uma pesquisa com caráter majoritariamente descritivo com abordagem qualitativa onde foi utilizado como objeto de estudo a elaboração execução de um plano de aula, para a disciplina supracitada, que é cursada de forma voluntária por estudantes de diferentes cursos de graduação, na qual ocorre apresentação das aulas onde os próprios estudantes assumem o protagonismo no ensino, no exercício laborativo em docência e também simulam lugares e espaços escolares da educação básica. No início das atividades, analisamos que a presença da música aliada aos fundamentos pré-estabelecidos do basquete facilitou a compreensão dos alunos na execução das tarefas. Também observamos que o grau de assimilação foi muito alto devido a cada movimento ter um nome e signo relacionado ao basquete. Durante a aula, observamos que houve uma aceitação e assimilação muito grande dos alunos em experimentar e fruir de movimentos significados por meio da dança. Portanto, o relato revela a importância do circuito dançante como um aliado na educação física escolar por conectar dois polos distintos, retirando as amarras pré-estabelecidas sobre o que entendem por dança ou basquete.