TEMATIZANDO A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM PRODUTO EDUCACIONAL
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107624 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 995 "inscrito_id" => 1422 "titulo" => "TEMATIZANDO A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM PRODUTO EDUCACIONAL" "resumo" => "A dança acompanha o ser humano muito antes do mesmo saber ler ou escrever para se comunicar, o ser humano é um ser dançante Gariba et al. (2007). O relato objetiva descrever a experiência de universitários atuando como professores nas aulas de Dança II do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ, explorando um produto educacional para a educação básica, proposto pela docente, responsável pela referida disciplina, intitulado “Circuito Dançante”. Deste modo, trata-se de uma pesquisa com caráter majoritariamente descritivo com abordagem qualitativa onde foi utilizado como objeto de estudo a elaboração execução de um plano de aula, para a disciplina supracitada, que é cursada de forma voluntária por estudantes de diferentes cursos de graduação, na qual ocorre apresentação das aulas onde os próprios estudantes assumem o protagonismo no ensino, no exercício laborativo em docência e também simulam lugares e espaços escolares da educação básica. No início das atividades, analisamos que a presença da música aliada aos fundamentos pré-estabelecidos do basquete facilitou a compreensão dos alunos na execução das tarefas. Também observamos que o grau de assimilação foi muito alto devido a cada movimento ter um nome e signo relacionado ao basquete. Durante a aula, observamos que houve uma aceitação e assimilação muito grande dos alunos em experimentar e fruir de movimentos significados por meio da dança. Portanto, o relato revela a importância do circuito dançante como um aliado na educação física escolar por conectar dois polos distintos, retirando as amarras pré-estabelecidas sobre o que entendem por dança ou basquete." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1422_TB995_24042024223830.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLO SILVA VELLASCO" "autor_nome_curto" => "MARCELLO" "autor_email" => "vellasco.msv@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107624 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 995 "inscrito_id" => 1422 "titulo" => "TEMATIZANDO A DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM PRODUTO EDUCACIONAL" "resumo" => "A dança acompanha o ser humano muito antes do mesmo saber ler ou escrever para se comunicar, o ser humano é um ser dançante Gariba et al. (2007). O relato objetiva descrever a experiência de universitários atuando como professores nas aulas de Dança II do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ, explorando um produto educacional para a educação básica, proposto pela docente, responsável pela referida disciplina, intitulado “Circuito Dançante”. Deste modo, trata-se de uma pesquisa com caráter majoritariamente descritivo com abordagem qualitativa onde foi utilizado como objeto de estudo a elaboração execução de um plano de aula, para a disciplina supracitada, que é cursada de forma voluntária por estudantes de diferentes cursos de graduação, na qual ocorre apresentação das aulas onde os próprios estudantes assumem o protagonismo no ensino, no exercício laborativo em docência e também simulam lugares e espaços escolares da educação básica. No início das atividades, analisamos que a presença da música aliada aos fundamentos pré-estabelecidos do basquete facilitou a compreensão dos alunos na execução das tarefas. Também observamos que o grau de assimilação foi muito alto devido a cada movimento ter um nome e signo relacionado ao basquete. Durante a aula, observamos que houve uma aceitação e assimilação muito grande dos alunos em experimentar e fruir de movimentos significados por meio da dança. Portanto, o relato revela a importância do circuito dançante como um aliado na educação física escolar por conectar dois polos distintos, retirando as amarras pré-estabelecidas sobre o que entendem por dança ou basquete." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1422_TB995_24042024223830.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLO SILVA VELLASCO" "autor_nome_curto" => "MARCELLO" "autor_email" => "vellasco.msv@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }