Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

O JOGO CAMPO MINADO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ESTUDO DE LOCALIZAÇÃO DE PONTOS NO PLANO CARTESIANO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107375
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 552
    "inscrito_id" => 2168
    "titulo" => "O JOGO CAMPO MINADO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ESTUDO DE LOCALIZAÇÃO DE PONTOS NO PLANO CARTESIANO"
    "resumo" => "O presente estudo descreve a criação e implementação de uma sequência didática gamificada para revisão de localização de pontos no plano cartesiano a turmas do terceiro ano do ensino médio, designadas como turmas "A" e "B". Este trabalho foi conduzido pelos autores durante suas participações como bolsistas no Programa de Residência Pedagógica. A estratégia adotada utilizou o jogo Campo Minado como uma ferramenta introdutória para explorar o conteúdo, motivada pela necessidade de melhorar o desempenho dos alunos nessa habilidade específica. A proposta consistiu na realização de duas competições de partidas do jogo entre os alunos, utilizando um plano cartesiano sobreposto ao jogo como mecanismo de jogabilidade. Foi possível verificar um maior engajamento e competitividade na turma "A", enquanto a turma "B" demonstrou menor interesse. Após cada competição, foi proposta uma lista de exercícios para coletar dados de eficácia da abordagem utilizada. Os dados coletados revelaram um aumento nas médias das duas turmas após a segunda competição, resultado esperado diante das contribuições da atividade lúdica, além das revisões propostas como pré-requisito para o funcionamento das competições. Apesar do jogo Campo Minado ter se mostrado eficaz para proporcionar uma abordagem interativa e prática no ensino, é válido ressaltar a influência do engajamento dos alunos nos resultados obtidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2168_TB552_22042024190743.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITOR ALVES DE MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "VITOR"
    "autor_email" => "vitor.mendonca.2022@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107375
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 552
    "inscrito_id" => 2168
    "titulo" => "O JOGO CAMPO MINADO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ESTUDO DE LOCALIZAÇÃO DE PONTOS NO PLANO CARTESIANO"
    "resumo" => "O presente estudo descreve a criação e implementação de uma sequência didática gamificada para revisão de localização de pontos no plano cartesiano a turmas do terceiro ano do ensino médio, designadas como turmas "A" e "B". Este trabalho foi conduzido pelos autores durante suas participações como bolsistas no Programa de Residência Pedagógica. A estratégia adotada utilizou o jogo Campo Minado como uma ferramenta introdutória para explorar o conteúdo, motivada pela necessidade de melhorar o desempenho dos alunos nessa habilidade específica. A proposta consistiu na realização de duas competições de partidas do jogo entre os alunos, utilizando um plano cartesiano sobreposto ao jogo como mecanismo de jogabilidade. Foi possível verificar um maior engajamento e competitividade na turma "A", enquanto a turma "B" demonstrou menor interesse. Após cada competição, foi proposta uma lista de exercícios para coletar dados de eficácia da abordagem utilizada. Os dados coletados revelaram um aumento nas médias das duas turmas após a segunda competição, resultado esperado diante das contribuições da atividade lúdica, além das revisões propostas como pré-requisito para o funcionamento das competições. Apesar do jogo Campo Minado ter se mostrado eficaz para proporcionar uma abordagem interativa e prática no ensino, é válido ressaltar a influência do engajamento dos alunos nos resultados obtidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2168_TB552_22042024190743.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITOR ALVES DE MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "VITOR"
    "autor_email" => "vitor.mendonca.2022@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente estudo descreve a criação e implementação de uma sequência didática gamificada para revisão de localização de pontos no plano cartesiano a turmas do terceiro ano do ensino médio, designadas como turmas "A" e "B". Este trabalho foi conduzido pelos autores durante suas participações como bolsistas no Programa de Residência Pedagógica. A estratégia adotada utilizou o jogo Campo Minado como uma ferramenta introdutória para explorar o conteúdo, motivada pela necessidade de melhorar o desempenho dos alunos nessa habilidade específica. A proposta consistiu na realização de duas competições de partidas do jogo entre os alunos, utilizando um plano cartesiano sobreposto ao jogo como mecanismo de jogabilidade. Foi possível verificar um maior engajamento e competitividade na turma "A", enquanto a turma "B" demonstrou menor interesse. Após cada competição, foi proposta uma lista de exercícios para coletar dados de eficácia da abordagem utilizada. Os dados coletados revelaram um aumento nas médias das duas turmas após a segunda competição, resultado esperado diante das contribuições da atividade lúdica, além das revisões propostas como pré-requisito para o funcionamento das competições. Apesar do jogo Campo Minado ter se mostrado eficaz para proporcionar uma abordagem interativa e prática no ensino, é válido ressaltar a influência do engajamento dos alunos nos resultados obtidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.