O presente artigo relata as vivências de estágio na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) numa Escola Municipal, localizada no médio Sertão Alagoano, proporcionadas pelo Programa Residência Pedagógica (PRP), em uma turma do 1º ao 5º período – I segmento. O objetivo deste estudo consiste em apresentar as experiências e ações realizadas a partir do estágio supervisionado. O percurso metodológico está fundamentado em uma abordagem qualitativa, através da pesquisa-ação, por meio das práticas desenvolvidas, bem como pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, apropriando-se dos estudos de Farias (2011), Freire (1987) e (1996), Kishimoto (2011), Morais e Barretos (2020), Amorim e Hsu (2019) e Santos e Oliveira (2015). Observamos por meio das questões levantadas que, essa experiência nos possibilitou unir teoria e prática na realidade escolar, permitindo-nos entender os desafios e necessidades presentes nesse ambiente educativo, a partir de uma abordagem significativa na aprendizagem do aluno, reconhecendo-o como um sujeito ativo e participante no seu processo de aprendizagem. As discussões apresentadas demonstram que, a prática pedagógica na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) possui um papel crucial no processo de ensino e de aprendizagem, especialmente devido às particularidades do público-alvo dessa modalidade educacional.