Esse estudo, tem como objetivo demonstrar que ao integrar as perspectivas teóricas de Piaget, Freire e Vygotsky com as práticas maker, os educadores do ensino técnico podem criar ambientes de aprendizagem dinâmicos, estimulantes e profundamente transformadores, que promovem o desenvolvimento integral dos alunos. A realização desse estudo ocorreu em 4 etapas: realização de curso sobre cultura maker; apresentação dos conhecimentos adquiridos no curso, durante o I seminário PIBID e PRP do IFBA campus Simões Filho; pesquisa bibliográfica sobre os princípios de Vygotsky, Piaget e Freire; roda de conversa sobre a relação entre os princípios dos autores e a cultura maker. Nesta análise, exploramos como esses três pensadores ampliaram nossa compreensão da educação, enfocando não apenas a transmissão de informações, mas também o desenvolvimento cognitivo e social dos aprendizes, e como isso se traduz no uso da cultura maker como oportunidade de aprendizagem. Assim, espaços maker na formação técnica, serão ferramenta para a conscientização e a transformação social, para que os estudantes não apenas criem objetos, mas também questionem as normas, explorem questões sociais e busquem soluções inovadoras para problemas reais.