O presente trabalho consiste em um relato de experiência desenvolvido durante a atuação como residente no Programa Residência Pedagógica (PRP), cujo objetivo é aprimorar a formação inicial de professores da educação básica, promovendo uma imersão do licenciando em escolas, para uma vivência prática da realidade escolar. O estudo foi desenvolvido em uma turma de educação infantil da rede municipal de Angicos/RN, visando estimular a leitura e a escrita através da inserção de textos presentes na literatura infantil durante a rotina em sala de aula. O trabalho foi desenvolvido utilizando uma abordagem qualitativa, onde os encontros ocorreram duas vezes por semana por meio de rodas de leitura que incluíam a apresentação de livros, a leitura interativa e a troca de experiências e registros com as crianças. Os resultados demonstraram um aumento do interesse e participação das crianças nos momentos de socialização pré-leitura e pós-leitura, além do entusiasmo em realizar as atividades. A inserção da leitura na rotina de sala de aula na educação infantil revelou-se uma ferramenta eficaz não apenas para o desenvolvimento da oralidade, mas também para estimular a curiosidade e a pesquisa, alinhando-se com as diretrizes educacionais que buscam melhorar o processo de ensino e aprendizagem, promovendo assim uma práxis educativa mais reflexiva e participativa.