O PIBID, Subprojeto Matemática da Universidade do Estado do Amazonas promove períodos de regência onde pibidianos aplicam propostas metodológicas não tradicionais. Com isso, este trabalho tem por objetivo refletir sobre a aplicação da Teoria da Transposição Didática em duas temáticas: figuras planas e função logarítmica. Para figuras planas, foi utilizado o Tangram como recurso metodológico, buscando uma abordagem mais dinâmica e atrativa. Já para a função logarítmica, foi adotada uma abordagem que enfatizou a representação gráfica, utilizando tecnologia como o PowerPoint e o GeoGebra, analisando o conteúdo presente nos livros didáticos, na BNCC e nos registros dos pibidianos, envolvendo alunos da 1° e 2° série do turno matutino de uma escola do ensino médio da capital amazonense. O estudo destaca a importância da adaptação do conhecimento científico ao contexto escolar e a busca por recursos e metodologias que promovam uma aprendizagem mais significativa. Além disso, ressalta a necessidade de os professores desenvolverem um saber docente capaz de traduzir o conhecimento científico para atender às demandas curriculares e aos interesses dos alunos. Ao refletir sobre a transposição didática nessas áreas, os educadores podem promover uma aprendizagem mais ativa para os alunos do ensino médio.