O projeto "Prática e reflexões sobre a Oficina de Língua Portuguesa" aborda temas que dizem respeito às práticas iniciais dos graduandos em Letras de abordagem qualitativa, sendo um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O programa de iniciação à docência PIBID proporciona aos alunos de Licenciatura em Letras a experiência na comunidade escolar como a prática em sala de aula possibilitando a conjectura entre teoria e prática. O objetivo é fomentar o relato de experiências, permitindo aos ouvintes da área contemplar a relevância de tal prática no seu exercício educacional e na sua formação acadêmica. A oficina foi ministrada para uma turma do terceiro ano do ensino técnico em informática do Instituto Federal da Paraíba-IFPB, sob a supervisão da professora Ericka Anulina Cunha de Oliveira. A oficina de Língua Portuguesa sobre Acentuação Gráfica foi planejada para ser aplicada junto aos alunos, destacando o conteúdo com auxílio de slides e de forma oral, explicando o conteúdo, tirando dúvidas e finalizando com uma atividade dinâmica, denominada bingo da acentuação. Após as apresentações, foi elaborado um questionário online pelo Google Classroom para que os alunos pudessem avaliar a oficina. A experiência nos proporcionou o aprendizado, assim como também a relevância de consolidar a teoria à prática enquanto graduandos. Para o embasamento teórico do presente trabalho, recorremos ao estudo de FREIRE (2002), MOREIRA (2010), Heberle (2011), PCN (1997,2000), Vieira e Volquind (2002),(BURGGREVER; MORMUL,2017) que se debruçaram sobre o tema em questão.