PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO PIBID.
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107771 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1252 "inscrito_id" => 4614 "titulo" => "PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO PIBID." "resumo" => "O projeto "Prática e reflexões sobre a Oficina de Língua Portuguesa" aborda temas que dizem respeito às práticas iniciais dos graduandos em Letras de abordagem qualitativa, sendo um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O programa de iniciação à docência PIBID proporciona aos alunos de Licenciatura em Letras a experiência na comunidade escolar como a prática em sala de aula possibilitando a conjectura entre teoria e prática. O objetivo é fomentar o relato de experiências, permitindo aos ouvintes da área contemplar a relevância de tal prática no seu exercício educacional e na sua formação acadêmica. A oficina foi ministrada para uma turma do terceiro ano do ensino técnico em informática do Instituto Federal da Paraíba-IFPB, sob a supervisão da professora Ericka Anulina Cunha de Oliveira. A oficina de Língua Portuguesa sobre Acentuação Gráfica foi planejada para ser aplicada junto aos alunos, destacando o conteúdo com auxílio de slides e de forma oral, explicando o conteúdo, tirando dúvidas e finalizando com uma atividade dinâmica, denominada bingo da acentuação. Após as apresentações, foi elaborado um questionário online pelo Google Classroom para que os alunos pudessem avaliar a oficina. A experiência nos proporcionou o aprendizado, assim como também a relevância de consolidar a teoria à prática enquanto graduandos. Para o embasamento teórico do presente trabalho, recorremos ao estudo de FREIRE (2002), MOREIRA (2010), Heberle (2011), PCN (1997,2000), Vieira e Volquind (2002),(BURGGREVER; MORMUL,2017) que se debruçaram sobre o tema em questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV204_MD1_ID4614_TB1252_15042024223421.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOHN ANDERSON FERNANDES LEITE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOHN" "autor_email" => "johnander3030@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107771 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1252 "inscrito_id" => 4614 "titulo" => "PRÁTICAS E REFLEXÕES SOBRE A OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DO PIBID." "resumo" => "O projeto "Prática e reflexões sobre a Oficina de Língua Portuguesa" aborda temas que dizem respeito às práticas iniciais dos graduandos em Letras de abordagem qualitativa, sendo um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. O programa de iniciação à docência PIBID proporciona aos alunos de Licenciatura em Letras a experiência na comunidade escolar como a prática em sala de aula possibilitando a conjectura entre teoria e prática. O objetivo é fomentar o relato de experiências, permitindo aos ouvintes da área contemplar a relevância de tal prática no seu exercício educacional e na sua formação acadêmica. A oficina foi ministrada para uma turma do terceiro ano do ensino técnico em informática do Instituto Federal da Paraíba-IFPB, sob a supervisão da professora Ericka Anulina Cunha de Oliveira. A oficina de Língua Portuguesa sobre Acentuação Gráfica foi planejada para ser aplicada junto aos alunos, destacando o conteúdo com auxílio de slides e de forma oral, explicando o conteúdo, tirando dúvidas e finalizando com uma atividade dinâmica, denominada bingo da acentuação. Após as apresentações, foi elaborado um questionário online pelo Google Classroom para que os alunos pudessem avaliar a oficina. A experiência nos proporcionou o aprendizado, assim como também a relevância de consolidar a teoria à prática enquanto graduandos. Para o embasamento teórico do presente trabalho, recorremos ao estudo de FREIRE (2002), MOREIRA (2010), Heberle (2011), PCN (1997,2000), Vieira e Volquind (2002),(BURGGREVER; MORMUL,2017) que se debruçaram sobre o tema em questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV204_MD1_ID4614_TB1252_15042024223421.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOHN ANDERSON FERNANDES LEITE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOHN" "autor_email" => "johnander3030@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }