O presente trabalho trata de uma experiência formativa peculiar, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em uma Escola Estadual de tempo integral no Ensino Fundamental, no Estado de Alagoas. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a formação do licenciando no subprojeto Ciências, na articulação com a estrutura da Escola de Tempo Integral, com um olhar para a participação nas disciplinas eletivas do espectro das Ciências da Natureza. Os dados foram coletados por meio do diário de formação, elaborado continuamente nas atividades do programa, bem como construímos reflexões a partir da avaliação dos estudantes das turmas sobre as disciplinas. Os licenciandos do PIBID participaram do processo de planejamento, desenvolvimento, implementação, produções, atividades, avaliação e reflexão das disciplinas eletivas, dentre as quais a disciplina “Construindo Consciências”, projetos integradores e Proturma. Foram construídos roteiros, oficinas, terrários, modelos didáticos diversos, seguindo a perspectiva da sustentabilidade, utilizando materiais de baixo custo, integrando com gestão da escola, participando e apresentando o trabalho junto com os estudantes na culminância e apresentando em eventos externos. Os estudantes da escola, reconheceram nas vivências construídas nas disciplinas com a supervisora e os licenciandos, oportunidades formativas singulares que, além de ampliar o aprendizado de Ciências, permitiu o alcance de outras habilidades. A formação alcançada no PIBID é de fato multidimensional, dos estudantes, licenciandos, supervisora, docentes da escola, gestores, coordenação do programa, mas nessa experiência em específicos, a atuação do PIBID em uma estrutura curricular peculiar, levantou a potencialidade que essa formação pode proporcionar.