O ensino de Biologia ainda apresenta algumas características do método tradicional, onde a memorização de termos e conceitos são necessários, dessa forma é fundamental que o professor procure meios de tornar as aulas mais atraentes e estimulantes. Entretanto, para a execução dessas modalidades pedagógicas são encontradas diversas dificuldades principalmente nas escolas da rede pública. Nessa premissa, este trabalho se desenvolveu em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes pela área científica, instigando sua curiosidade e criatividade através de uma prática experimental simples e com materiais acessíveis. A abordagem metodológica consistiu inicialmente em uma pesquisa bibliográfica e a didática pedagógica foi baseada em três momentos. O primeiro foi a apresentação do conteúdo, no segundo momento foram apresentados os materiais a serem utilizados, suas funções e o que acontecia em cada etapa. Em seguida, cada turma foi dividida em 5 grupos e os estudantes começaram a realizar o experimento, no último momento ocorreu a aplicação de um questionário. Os resultados dos questionários mostraram que foi possível obter um número médio de respostas corretas maior que o número total de respostas incorretas. Esse resultado sugere que a experimentação é uma metodologia que contribui para o ensino de Biologia, a prática diversifica as aulas tornando o ensino mais dinâmico e prazeroso, além de contribuir significativamente na construção de conhecimento e no processo de aprendizagem dos alunos.