Com base na experiência dos residentes do programa de iniciação à docência, Residência pedagógica, em um colégio estadual do município de Porto Seguro, o texto discute a relevância da prática laboratorial no ensino de Química desde o primeiro ano do ensino médio. O texto relata a experiência de levar os alunos para o laboratório de Química para uma aula experimental de solubilidade com produção de relatório e uma visita técnica ao campus universitário. Na aula experimental, os estudantes foram divididos em grupos, dos quais foram responsáveis por um soluto diferente. Eles realizaram o experimento em três béqueres distintos, adicionando diferentes quantidades de massa do mesmo sal em 100 mL de água e observando os resultados. Em um segundo momento, como parte integrante da atividade, foi realizada uma visita técnica aos laboratórios de um Instituto Federal, onde os estudantes puderam conhecer e questionar o funcionamento de equipamentos, bem como acompanhar a realização de outros experimentos nos laboratórios de química, informática, microbiologia, física e matemática. A experiência permitiu que os estudantes construíssem suas percepções baseadas no que já haviam visto em sala de aula com o que estavam podendo observar no laboratório, além de oportunizar a iniciação no ambiente científico e o início da construção docente para os residentes.