TECNOLOGIA E ENSINO: O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DOS ALUNOS
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107502 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 768 "inscrito_id" => 2002 "titulo" => "TECNOLOGIA E ENSINO: O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DOS ALUNOS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo descrever as diferentes formas de utilizar as tecnologias digitais para o processo de ensino-aprendizado dos discentes, sobretudo do ensino médio. Nesse sentido, buscou-se discutir o processo formativo dos docentes, uma vez que para tratar com tecnologias digitais no campo cibernético, é indispensável ao profissional da educação ter essa formação, diante dos novos meios de ensinar e aprender. Sob esse viés, entende-se que diante das constantes evoluções digitais, a maneira de buscar informações perpassa pelo ciberespaço, nisso, as discussões acerca das práticas diante desse cenário contemporâneo. Dessa forma, este trabalho fundamenta-se nas contribuição de Mercado (1996), a partir da percepção da formação docente frente as novas tecnologias, Chiofi e Oliveira (2014), no prisma do uso dessas tecnologias como ferramenta didático-pedagógica em sala de aula, Ferreira (2022), que discuti sobre a formação na imersão do multiletramento dos profissionais da educação e Roxo (2008), por propor a discussão do multiletramento com gêneros textuais em sala de aula. Para coleta de dados deste trabalho, utiliza-se como percurso metodológico uma pesquisa de cunho qualitativa, estruturada em uma sequência didática para alunos do ensino médio da educação pública, logo, ela se estruturará em quatro momentos: a) aplicação de formulário para comparar o entendimento sobre gênero textual, pré-aplicação; b) formação de grupos para pesquisas digitais sobre gêneros digitais; c) seleção, organização e exposição dos resultados e d) segunda aplicação do formulário. Por fim, espera-se que o trabalho contemple além das discussões do profissional quanto sua frente de atuação diante das novas tecnologias de informação, articulem estratégias metodológicas para o ensino de língua portuguesa, por meio das ferramentas digitais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD4_ID2002_TB768_27032024011720.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL DA SILVA MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL SILVA" "autor_email" => "gabrielsilva3272@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107502 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 768 "inscrito_id" => 2002 "titulo" => "TECNOLOGIA E ENSINO: O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DOS ALUNOS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo descrever as diferentes formas de utilizar as tecnologias digitais para o processo de ensino-aprendizado dos discentes, sobretudo do ensino médio. Nesse sentido, buscou-se discutir o processo formativo dos docentes, uma vez que para tratar com tecnologias digitais no campo cibernético, é indispensável ao profissional da educação ter essa formação, diante dos novos meios de ensinar e aprender. Sob esse viés, entende-se que diante das constantes evoluções digitais, a maneira de buscar informações perpassa pelo ciberespaço, nisso, as discussões acerca das práticas diante desse cenário contemporâneo. Dessa forma, este trabalho fundamenta-se nas contribuição de Mercado (1996), a partir da percepção da formação docente frente as novas tecnologias, Chiofi e Oliveira (2014), no prisma do uso dessas tecnologias como ferramenta didático-pedagógica em sala de aula, Ferreira (2022), que discuti sobre a formação na imersão do multiletramento dos profissionais da educação e Roxo (2008), por propor a discussão do multiletramento com gêneros textuais em sala de aula. Para coleta de dados deste trabalho, utiliza-se como percurso metodológico uma pesquisa de cunho qualitativa, estruturada em uma sequência didática para alunos do ensino médio da educação pública, logo, ela se estruturará em quatro momentos: a) aplicação de formulário para comparar o entendimento sobre gênero textual, pré-aplicação; b) formação de grupos para pesquisas digitais sobre gêneros digitais; c) seleção, organização e exposição dos resultados e d) segunda aplicação do formulário. Por fim, espera-se que o trabalho contemple além das discussões do profissional quanto sua frente de atuação diante das novas tecnologias de informação, articulem estratégias metodológicas para o ensino de língua portuguesa, por meio das ferramentas digitais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD4_ID2002_TB768_27032024011720.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL DA SILVA MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL SILVA" "autor_email" => "gabrielsilva3272@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }