O presente trabalho tem como objetivo descrever as diferentes formas de utilizar as tecnologias digitais para o processo de ensino-aprendizado dos discentes, sobretudo do ensino médio. Nesse sentido, buscou-se discutir o processo formativo dos docentes, uma vez que para tratar com tecnologias digitais no campo cibernético, é indispensável ao profissional da educação ter essa formação, diante dos novos meios de ensinar e aprender. Sob esse viés, entende-se que diante das constantes evoluções digitais, a maneira de buscar informações perpassa pelo ciberespaço, nisso, as discussões acerca das práticas diante desse cenário contemporâneo. Dessa forma, este trabalho fundamenta-se nas contribuição de Mercado (1996), a partir da percepção da formação docente frente as novas tecnologias, Chiofi e Oliveira (2014), no prisma do uso dessas tecnologias como ferramenta didático-pedagógica em sala de aula, Ferreira (2022), que discuti sobre a formação na imersão do multiletramento dos profissionais da educação e Roxo (2008), por propor a discussão do multiletramento com gêneros textuais em sala de aula. Para coleta de dados deste trabalho, utiliza-se como percurso metodológico uma pesquisa de cunho qualitativa, estruturada em uma sequência didática para alunos do ensino médio da educação pública, logo, ela se estruturará em quatro momentos: a) aplicação de formulário para comparar o entendimento sobre gênero textual, pré-aplicação; b) formação de grupos para pesquisas digitais sobre gêneros digitais; c) seleção, organização e exposição dos resultados e d) segunda aplicação do formulário. Por fim, espera-se que o trabalho contemple além das discussões do profissional quanto sua frente de atuação diante das novas tecnologias de informação, articulem estratégias metodológicas para o ensino de língua portuguesa, por meio das ferramentas digitais.