RESUMO: Este trabalho apresenta a utilização da geometria fractal em uma atividade, especialmente focada na diversidade étnico-racial, como uma abordagem didática inovadora no ensino de geometria. A atividade foi realizada com alunos do 8º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF) Santa Terezinha, no município de Cametá/PA, com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem envolvente e significativa. Para tanto, inicialmente o processo envolveu uma pesquisa bibliográfica para embasar teoricamente o tema, seguida pelo planejamento das atividades práticas, que entre outros envolvia a construção de objetos fractais inspirados na arquitetura africana e na organização social. Já durante a atividade em sala, a ação inicia discutindo com a turma a tradicional desconexão entre os conceitos matemáticos abstratos e a realidade vivenciada pelos alunos. A seguir, apresentou-se a geometria fractal como uma alternativa promissora para explorar padrões complexos presentes na natureza e na sociedade humana. As descobertas foram recebidas com entusiasmo pelos alunos. Nestes, foram percebidos o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o impacto positivo no trabalho em equipe. Finalmente, a exposição das atividades do projeto na comunidade escolar reforçou a importância do ensino prático e colaborativo na promoção de uma educação inclusiva e consciente da diversidade étnico-racial. Em suma, o estudo destaca a relevância da geometria fractal como uma ferramenta didático-pedagógica inovadora, capaz de aproximar a matemática do contexto real dos alunos e promover uma aprendizagem significativa e contextualizada.