O presente trabalho, descreve as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), destaca a formação prática inicial de estudantes da licenciatura, por meio de experiências em escolas públicas. As ações foram conduzidas por discentes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Câmpus Universitário de Miracema – TO. A experiência foi realizada no desenvolvimento do Projeto Temático “Diversidade Cultural e Natureza”, embasado na Pedagogia-Histórico-Crítico com a turma do 2° ano do Ensino Fundamental I. A utilização de materiais pedagógicos diversos e atividades práticas proporcionou uma abordagem enriquecedora, incentivando a reflexão e o diálogo sobre a diversidade cultural. Os resultados revelaram que a participação ativa das crianças nas atividades relacionadas à pluralidade cultural promoveu expressão de opiniões e experiências pessoais, desenvolvimento do senso de empatia, aprendizagem colaborativa, sensibilização para a importância da multiplicidade e desenvolvimento da consciência crítica. Esses resultados indicam que a abordagem pedagógica adotada está alinhada com os princípios da Pedagogia Histórico-Crítica, contribuindo para uma educação emancipatória e inclusiva, preparando os alunos para uma sociedade plural e democrática.