EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: ABORDAGENS PEDAGÓGICAS CRÍTICAS NA VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107516 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 798 "inscrito_id" => 158 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: ABORDAGENS PEDAGÓGICAS CRÍTICAS NA VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA" "resumo" => "O presente trabalho, descreve as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), destaca a formação prática inicial de estudantes da licenciatura, por meio de experiências em escolas públicas. As ações foram conduzidas por discentes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Câmpus Universitário de Miracema – TO. A experiência foi realizada no desenvolvimento do Projeto Temático “Diversidade Cultural e Natureza”, embasado na Pedagogia-Histórico-Crítico com a turma do 2° ano do Ensino Fundamental I. A utilização de materiais pedagógicos diversos e atividades práticas proporcionou uma abordagem enriquecedora, incentivando a reflexão e o diálogo sobre a diversidade cultural. Os resultados revelaram que a participação ativa das crianças nas atividades relacionadas à pluralidade cultural promoveu expressão de opiniões e experiências pessoais, desenvolvimento do senso de empatia, aprendizagem colaborativa, sensibilização para a importância da multiplicidade e desenvolvimento da consciência crítica. Esses resultados indicam que a abordagem pedagógica adotada está alinhada com os princípios da Pedagogia Histórico-Crítica, contribuindo para uma educação emancipatória e inclusiva, preparando os alunos para uma sociedade plural e democrática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 09: Educação, relações étnico-raciais e povos originários" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID158_TB798_19042024103717.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE RODRIGUES DAS MISSÕES" "autor_nome_curto" => "DANIELE" "autor_email" => "daniele.rodrigues@mail.uft.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107516 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 798 "inscrito_id" => 158 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: ABORDAGENS PEDAGÓGICAS CRÍTICAS NA VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA" "resumo" => "O presente trabalho, descreve as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), destaca a formação prática inicial de estudantes da licenciatura, por meio de experiências em escolas públicas. As ações foram conduzidas por discentes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Câmpus Universitário de Miracema – TO. A experiência foi realizada no desenvolvimento do Projeto Temático “Diversidade Cultural e Natureza”, embasado na Pedagogia-Histórico-Crítico com a turma do 2° ano do Ensino Fundamental I. A utilização de materiais pedagógicos diversos e atividades práticas proporcionou uma abordagem enriquecedora, incentivando a reflexão e o diálogo sobre a diversidade cultural. Os resultados revelaram que a participação ativa das crianças nas atividades relacionadas à pluralidade cultural promoveu expressão de opiniões e experiências pessoais, desenvolvimento do senso de empatia, aprendizagem colaborativa, sensibilização para a importância da multiplicidade e desenvolvimento da consciência crítica. Esses resultados indicam que a abordagem pedagógica adotada está alinhada com os princípios da Pedagogia Histórico-Crítica, contribuindo para uma educação emancipatória e inclusiva, preparando os alunos para uma sociedade plural e democrática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 09: Educação, relações étnico-raciais e povos originários" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID158_TB798_19042024103717.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE RODRIGUES DAS MISSÕES" "autor_nome_curto" => "DANIELE" "autor_email" => "daniele.rodrigues@mail.uft.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }