O propósito deste trabalho é abordar a aplicação de uma sequência didática (SD) integrada ao ensino de frações, que inclui a exploração dos conceitos de parte-todo e quociente em uma divisão. A investigação foi conduzida com estudantes do 6º ano do ensino fundamental - anos finais da Escola Municipal Gabriel José Pereira. A SD compreende três momentos distintos, sendo que cada um deles apresenta um objetivo específico a ser alcançado. Na primeira etapa, foi proposto um texto sobre a cultura indígena Pataxó com intuito de conhecer e valorizar seus saberes. No segundo momento, os educandos manipularam um modelo concreto ilustrando a pesca, atividade importante para os Pataxós, além disso, os alunos responderam algumas tarefas de forma adidática, associadas a dinâmica desenvolvida, com o objetivo de relacionar os conhecimentos com uma cultura não habitual. Por fim, o terceiro momento constituiu na institucionalização do objeto matemático frações, abordando as ideias de parte-todo e quociente de uma divisão. Ademais, para confecção da SD, realizamos estudos na Teoria das Situações Didáticas (TSD) bem como ocorreu uma reflexão sobre a importância da decolonialidade. Observou-se, com base nos resultados, que o uso de recursos manipuláveis, assim como situações problemas contextualizadas e a associação a cultura indígena, são ferramentas que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem. Isso ocorre porque os alunos conseguem estabelecer relações entre o objeto matemático em estudo e reflexões sobre outra cultura, vivenciando uma experiência em que percebem aspectos dessa cultura.