Este artigo aborda a importância da utilização da literatura de cordel, no processo de ensino e aprendizagem na sala de Língua Portuguesa na turma do 9° ano em uma escola pública da rede estadual na cidade de Assu/RN. O corpus desta pesquisa foi constituído a partir da realização de quatro (4) atividades em uma turma do 9º ano, por intermédio de duas alunas bolsistas, supervisionadas por uma professora de Língua Portuguesa, durante o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Por meio de métodos qualitativos, com observações ativas que contemplam todo o processo da oficina de leitura de cordel e produção de textos críticos. O embasamento teórico é composto por Candido (2002;2018) salientando que a literatura mantém o papel social de formar os sujeitos, construindo um lado mais humanizador e os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000) como documentos oficiais, destacando o ambiente escolar como um espaço pertinente para abordar as representações culturais e sociais. Esta análise obteve resultados satisfatórios que revelam a literatura de cordel como relevante para a formação humana oportunizando ao docente transmitir inúmeras perspectivas linguísticas, culturais e sociais, possibilitando ao seu aluno ampliar sua habilidade interpretativa, oralidade, escrita, e construir um pensamento crítico, assim, permitindo-nos a conclusão que o cordel pode contribuir para o aperfeiçoamento do ensino da Língua Portuguesa e no crescimento da apreciação pela leitura e produção textual.