O presente estudo tem como objetivo analisar perspectivas e desafios associados à formação de educadores de Matemática, abordando a importância da formação inicial e continuada do docente. Ao longo de todo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, que se deu início em novembro/2022 à abril/2024, a partir de uma abordagem qualitativa, acompanhou-se semanalmente 4 turmas do 1º ano do ensino médio da Escola Solón de Lucena, localizada em Manaus/AM. Serão relatadas experiências dos pibidianos ao aplicar regências sobre equações e funções do 2º grau e plano cartesiano utilizando aulas expositivas e dialogadas com ênfase na contextualização dos conceitos. Destacam-se desafios como a falta de recursos e a necessidade de superar lacunas na formação acadêmica de muitos alunos, dificuldades essas, vindas de séries anteriores, além da falta de motivação dos alunos. Observou-se também a importância da formação continuada para que os professores se apropriem de novas tendências metodológicas que despertem um maior interesse dos alunos.