Ultimamente, têm-se ampliado as discussões sobre os métodos de ensino utilizados em sala de aula e as críticas ao ensino baseado apenas em memorizações, uma vez que este não favorece o diálogo entre o professor e o aluno e, com isso, o estudante não participa ativamente na construção do conhecimento. Desse modo, torna-se fundamental que os professores busquem inovar suas metodologias de ensino a fim de promover a produção do saber. Há uma infinidade de metodologias pedagógicas a serem utilizadas em sala de aula a fim de possibilitar a aprendizagem dos estudantes, dentre elas destaca-se a realização de atividades práticas utilizando jogos didáticos. Dessa maneira, este trabalho consiste em um relato de experiência vivenciada em uma escola situada no Vale do Jiquiriçá-Ba por meio da participação no PIBID. É estudo qualitativo com o objetivo de evidenciar a importância do uso de jogo didático na realização de atividades práticas que auxiliam no processo educativo. Para a sua elaboração foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica e aplicação de jogo didático. A aplicação do jogo ocorreu em duas etapas: na primeira foi realizada uma oficina sobre a utilização de agrotóxicos e seus malefícios e na segunda foi realizada a aplicação jogo de tabuleiro para propiciar a turma uma reflexão e discussão acerca do uso de agrotóxicos. Através da realização desta atividade, foi possível observar o quanto esta metodologia é uma excelente alternativa para promover a aprendizagem, pois desperta o interesse dos estudantes em aprender, a competitividade, o raciocínio lógico e socialização.