A gamificação é uma das atividades lúdicas de maior destaque no cenário educacional, nesse sentido, o trabalho objetiva o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro “Cavaleiro da Soda”, como ferramenta lúdica e didática para professores de química. Após o levantamento da composição do refrigerante, foi elaborado um jogo de interpretação que permite o aluno ser parte integral da aventura, no qual ele irá fazer o papel de protagonista, tendo que obter conhecimentos e passar por testes. O jogo foi aplicado com alunos da graduação para avaliação da possibilidade de ser utilizado por professores na educação básica. Através das avaliações feitas pelos graduandos, analisamos que nem todos os ingredientes dos refrigerantes são conhecidos por eles. Ademais, observamos que a atividade lúdica aplicada é uma metodologia que auxilia no processo de ensino aprendizagem. Dentro dessa perspectiva pedagógica, a análise da inserção dos jogos na disciplina de Química destaca de maneira vívida como esses princípios se manifestam de forma dinâmica e eficaz no ambiente da sala de aula. Pode-se concluir que a gamificação no ensino de química tem o potencial de facilitar a forma como os alunos interagem e se envolvem com o conteúdo e que ao combinar elementos de jogos com objetivos educacionais, os professores podem criar um ambiente de aprendizado mais significativo para os alunos.