Este trabalho consiste em um relato de experiência, que se desenvolveu a partir de uma proposta didática elaborada pelos discentes, que compõem o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do Subprojeto Matemática da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, Pernambuco. Trata do desenvolvimento de uma proposta de intervenção às dificuldades de aprendizagem das progressões aritmética e geométrica, alinhando-se à Educação Matemática Inclusiva para uma turma do 1° ano do Ensino Médio. A construção da proposta voltada para a Educação Matemática Inclusiva partiu de observações, planejamento, diálogo com os profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e professores da instituição. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, analisa as principais dificuldades apresentadas pelos estudantes após a vivência da proposta. A título de conclusão, entende-se que os objetivos foram alcançados, uma vez que a experiência reforça a importância de abordagens pedagógicas e a relevância de que as especificidades dos estudantes da classe sejam consideradas desde o planejamento da aula.