O texto apresenta excertos narrativos escritos por sete licenciandos do Programa Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Química de uma universidade federal do Estado do Pará. Os residentes produziram um texto formativo e reflexivo completando a frase “Eu percebo que meu aluno aprende química quando...”. Considerando necessário dar voz aos licenciandos, o objetivo deste trabalho é o enxergar-se no outro através das narrativas como um processo formativo e dialógico regido pela horizontalidade dos papéis desenvolvidos por cada um nas práticas e momentos de formação do grupo. Como instrumento de coleta dos dados, utilizou-se os diários de bordos escritos pelos bolsistas. A pesquisa é de natureza qualitativa na modalidade narrativa que consiste em uma metodologia de coleta e análise de dados utilizando-se a Pesquisa Narrativa. Como síntese dos resultados, destaca-se através das narrativas, três eixos formativos: formação geral (didática, metodologia e afetividade), formação específica (conhecimento específico, interdisciplinaridade e transposição didática) e formação prática (interação com o aluno, contexto escolar e reflexão). Em termos conclusivos, as experiências narradas, apontam que contextos ou espaços formativos que propiciam uma ambiência como o Programa Residência Pedagógica, favorecem mudanças de comportamento e de reflexão proporcionando aprendizagens da docência em relação a identidade, profissionalização, profissionalidade e professoralidade docente demonstrando a importância das interações e vivências experimentadas em sala de aula na produção do conhecimento prático docente.