Programas como o de Iniciação à Docência, cujo o foco é de introduzir discentes de licenciaturas no contexto escolar, são essenciais para a formação docente, contribuindo com a construção da identidade docente desses futuros profissionais. Além disso, a vivência no Pibid permite a utilização de estratégias metodológicas diversas, como a utilização de experimentos no Ensino de Ciências. A experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo utilizar a experimentação como estratégia metodológica para o ensino de Ciências. As ações referentes a este trabalho foram realizadas por dois bolsistas do Pibid do Curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB Cabedelo, com alunos do 7º e do 8º ano de uma escola de João Pessoa/PB. Observamos que a prática de experimentos em sala fez com que os alunos conseguissem aprender com mais facilidade o conteúdo proposto, pois trabalhou habilidades como autonomia e despertou o interesse e o senso crítico através dos questionamentos gerados durante e após as práticas realizadas. Em relação ao Pibid, tem conseguido demonstrar aos seus participantes que a atribuição de um docente vai muito além de aulas expositivas e que a aplicação de metodologias ativas são essenciais para uma aprendizagem mais significativa e eficaz.