A diversidade linguística na educação básica está pautada em práticas pedagógicas as quais são importantes proporcionar aos alunos, no intuito de trabalhar habilidades e percepções linguística no contexto social do discente. Este trabalho teve como objetivo explanar a variação linguística regional, a partir da leitura de mundo dos alunos em sala de aula, bem como incentivar o uso diversificado da língua e desconstruir estereótipos da linguagem social usada por alunos da escola pública. Logo, o percurso metodológico utilizado versou por uma pesquisa de cunho qualitativo, no formato de oficina. Esta pesquisa fundamentou-se nas contribuições de Bagno (2001), na perspectiva da variação linguística do português brasileiro; em Geraldi (2003), na linha produção textual e escrita em sala de aula e na BNCC (2018), nas habilidades e competências da utilização da diferentes linguagens para desmitificar todos e quaisquer preconceitos no âmbito educacional. Nesse sentido, a pesquisa realizada produziu resultados significativos no que diz respeito à exploração dos alunos com a temática, pois se percebeu que os discentes estão imersos nessa pluralidade da língua, a partir dos diálogos e discussões feitos em sala, assim como a visualização do fenômeno linguístico no seu contexto, ou seja, a maneira como eles dialogam e se aproximam de textos com signos linguísticos diversificados, sobretudo no contexto digital, o qual faz parte do cotidiano social de jovens do ensino médio. Assim, espera-se que este trabalho contribua com a formação docente, diante das práticas pedagógicas feitas em locus, e incentive ações realizadas no âmbito educacional.