Este trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de uma atividade no âmbito do PIBID Belas Artes/UFRRJ e sua potencialidade como tema de pesquisa em monografia. Foi lançado mão de pesquisas exploratórias/bibliográficas/iconográficas e observação participante. Foram utilizados fichamentos, caderno de campo e plano de aula. As análises se deram por meio de leituras, anotações e comparações. A partir das obras realizadas em sala de aula se percebeu na isogravura uma técnica artística de potencialidades epistemológicas, interdisciplinares e transversais. O que pode torná-la um possível tema de pesquisa monográfica. Atendendo, dessa maneira, aos pressupostos do curso de Licenciatura em Belas Artes (UFRRJ) que exige um tema em diálogo com a área do curso e também com ressonância pedagógica e interdisciplinar. Assim sendo, as experiências vivenciadas no PIBID Belas Artes na E. M. das Acácias apontam que a isogravura pode introduzir o conhecimento da gravura em sala de aula de maneira segura; estimular o diálogo com outros conteúdos; e dialogar com outros saberes.