Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107517
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 801
    "inscrito_id" => 2279
    "titulo" => "USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA"
    "resumo" => "A representação tridimensional de estruturas pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em vários níveis educacionais. Abordagens como essa são eficazes em envolver os alunos e tornar o processo de aprendizagem mais significativo e memorável. Este trabalho teve como objetivo orientar na produção de modelos didáticos como ferramenta para o ensino de anatomia do corpo humano com alunos do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Caxias, Maranhão. Os Bolsistas Residentes realizaram pesquisas em trabalhos científicos de educação a fim de fundamentar a percepção teórica dos princípios de ensino-aprendizagem e metodologias de ensino. No segundo momento, os alunos do Ensino Médio confeccionaram modelos didáticos sobre os sistemas do corpo humano.Por fim, os alunos foram orientados a elaborar um seminário apresentando o tema designado juntamente com o passo-a-passo e quais materiais utilizados na confecção de cada modelo didático. Os modelos didáticos permitiram aos alunos visualizarem conceitos abstratos de forma concreta além de possuírem a experiência prática, que pode ser mais memorável do que simplesmente ler ou ouvir sobre um conceito. A utilização dos modelos didáticos é uma ferramenta muito importante para o ensino de anatomia do corpo humano por serem objetos palpáveis que estimulam uma melhor percepção de conteúdos teóricos vistos em livros e em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2279_TB801_23042024095947.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMILIA ANDRESSA MACHADO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EMILIA"
    "autor_email" => "andressabioatp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107517
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 801
    "inscrito_id" => 2279
    "titulo" => "USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA"
    "resumo" => "A representação tridimensional de estruturas pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em vários níveis educacionais. Abordagens como essa são eficazes em envolver os alunos e tornar o processo de aprendizagem mais significativo e memorável. Este trabalho teve como objetivo orientar na produção de modelos didáticos como ferramenta para o ensino de anatomia do corpo humano com alunos do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Caxias, Maranhão. Os Bolsistas Residentes realizaram pesquisas em trabalhos científicos de educação a fim de fundamentar a percepção teórica dos princípios de ensino-aprendizagem e metodologias de ensino. No segundo momento, os alunos do Ensino Médio confeccionaram modelos didáticos sobre os sistemas do corpo humano.Por fim, os alunos foram orientados a elaborar um seminário apresentando o tema designado juntamente com o passo-a-passo e quais materiais utilizados na confecção de cada modelo didático. Os modelos didáticos permitiram aos alunos visualizarem conceitos abstratos de forma concreta além de possuírem a experiência prática, que pode ser mais memorável do que simplesmente ler ou ouvir sobre um conceito. A utilização dos modelos didáticos é uma ferramenta muito importante para o ensino de anatomia do corpo humano por serem objetos palpáveis que estimulam uma melhor percepção de conteúdos teóricos vistos em livros e em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2279_TB801_23042024095947.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMILIA ANDRESSA MACHADO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EMILIA"
    "autor_email" => "andressabioatp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

A representação tridimensional de estruturas pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em vários níveis educacionais. Abordagens como essa são eficazes em envolver os alunos e tornar o processo de aprendizagem mais significativo e memorável. Este trabalho teve como objetivo orientar na produção de modelos didáticos como ferramenta para o ensino de anatomia do corpo humano com alunos do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Caxias, Maranhão. Os Bolsistas Residentes realizaram pesquisas em trabalhos científicos de educação a fim de fundamentar a percepção teórica dos princípios de ensino-aprendizagem e metodologias de ensino. No segundo momento, os alunos do Ensino Médio confeccionaram modelos didáticos sobre os sistemas do corpo humano.Por fim, os alunos foram orientados a elaborar um seminário apresentando o tema designado juntamente com o passo-a-passo e quais materiais utilizados na confecção de cada modelo didático. Os modelos didáticos permitiram aos alunos visualizarem conceitos abstratos de forma concreta além de possuírem a experiência prática, que pode ser mais memorável do que simplesmente ler ou ouvir sobre um conceito. A utilização dos modelos didáticos é uma ferramenta muito importante para o ensino de anatomia do corpo humano por serem objetos palpáveis que estimulam uma melhor percepção de conteúdos teóricos vistos em livros e em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.