O PIBID é uma iniciativa crucial no cenário educacional brasileiro, focada em envolver os licenciandos em atividades práticas desde o início de sua formação acadêmica. Especificamente na área da Matemática, o programa desempenha um papel essencial na preparação dos futuros professores, oferecendo oportunidades para que eles vivenciem o ambiente escolar e desenvolvam habilidades pedagógicas fundamentais. Este estudo teve como objetivo explorar como o PIBID contribui para a formação dos licenciandos em Matemática, identificando desafios e áreas que precisam de aprimoramento no processo formativo. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram analisadas as percepções e experiências dos participantes, incluindo estudantes, professores e supervisores do programa. Os resultados enfatizaram a importância do programa no desenvolvimento profissional dos licenciandos, possibilitando a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos e a reflexão sobre a prática docente. Além disso, o programa incentivou a interação entre os participantes, enriquecendo ainda mais o processo de formação pedagógica. Conclui-se que o PIBID desempenha um papel significativo na motivação e preparação dos licenciandos para a carreira docente, porém é crucial considerar outros aspectos do contexto educacional e profissional para garantir uma trajetória profissional satisfatória e duradoura. Portanto, torna-se necessário um contínuo investimento em iniciativas que promovam o desenvolvimento profissional dos futuros educadores, visando oferecer uma educação de qualidade para todos os estudantes brasileiros.