O artigo tem por objetivo apresentar as experiências formativas desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), através do relato de duas pibidianas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da professora supervisora da escola campo e da coordenadora de área do programa. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa com base na observação das aulas e anotações feitas pelas alunas pibidianas no diário de campo. Realizamos também uma entrevista com a professora supervisora e com a coordenadora de área com o intuito de discutir as diferentes experiências formativas proporcionadas pelo PIBID. Os relatos foram discutidos a partir das contribuições de teóricos que abordam a formação de professores e as práticas docentes. Os resultados revelam que o PIBID proporciona uma compreensão mais profunda da realidade da profissão docente e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o ensino, como o planejamento de aulas e a gestão da classe. Destaca-se a utilização de práticas lúdicas e interativas em sala de aula, bem como a produção de um livro infantil para estimular a leitura e transmitir valores de inclusão e empatia às crianças. As considerações finais destacam a importância do PIBID na formação dos futuros professores, proporcionando uma experiência ampla na universidade e preparando os estudantes para suas futuras carreiras. Em suma, o PIBID se mostra como um programa fundamental para a formação inicial de professores, contribuindo para a melhoria da prática docente e formação de profissionais comprometidos com a educação.