ENTRE AS PERSPECTIVAS DO PIBID: CONECTANDO EXPERIÊNCIAS
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107361 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 529 "inscrito_id" => 3100 "titulo" => "ENTRE AS PERSPECTIVAS DO PIBID: CONECTANDO EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "O artigo tem por objetivo apresentar as experiências formativas desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), através do relato de duas pibidianas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da professora supervisora da escola campo e da coordenadora de área do programa. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa com base na observação das aulas e anotações feitas pelas alunas pibidianas no diário de campo. Realizamos também uma entrevista com a professora supervisora e com a coordenadora de área com o intuito de discutir as diferentes experiências formativas proporcionadas pelo PIBID. Os relatos foram discutidos a partir das contribuições de teóricos que abordam a formação de professores e as práticas docentes. Os resultados revelam que o PIBID proporciona uma compreensão mais profunda da realidade da profissão docente e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o ensino, como o planejamento de aulas e a gestão da classe. Destaca-se a utilização de práticas lúdicas e interativas em sala de aula, bem como a produção de um livro infantil para estimular a leitura e transmitir valores de inclusão e empatia às crianças. As considerações finais destacam a importância do PIBID na formação dos futuros professores, proporcionando uma experiência ampla na universidade e preparando os estudantes para suas futuras carreiras. Em suma, o PIBID se mostra como um programa fundamental para a formação inicial de professores, contribuindo para a melhoria da prática docente e formação de profissionais comprometidos com a educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3100_TB529_24042024155533.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISADORA MARIA CALASSO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ISADORA" "autor_email" => "isacalasso@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107361 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 529 "inscrito_id" => 3100 "titulo" => "ENTRE AS PERSPECTIVAS DO PIBID: CONECTANDO EXPERIÊNCIAS" "resumo" => "O artigo tem por objetivo apresentar as experiências formativas desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), através do relato de duas pibidianas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da professora supervisora da escola campo e da coordenadora de área do programa. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa com base na observação das aulas e anotações feitas pelas alunas pibidianas no diário de campo. Realizamos também uma entrevista com a professora supervisora e com a coordenadora de área com o intuito de discutir as diferentes experiências formativas proporcionadas pelo PIBID. Os relatos foram discutidos a partir das contribuições de teóricos que abordam a formação de professores e as práticas docentes. Os resultados revelam que o PIBID proporciona uma compreensão mais profunda da realidade da profissão docente e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o ensino, como o planejamento de aulas e a gestão da classe. Destaca-se a utilização de práticas lúdicas e interativas em sala de aula, bem como a produção de um livro infantil para estimular a leitura e transmitir valores de inclusão e empatia às crianças. As considerações finais destacam a importância do PIBID na formação dos futuros professores, proporcionando uma experiência ampla na universidade e preparando os estudantes para suas futuras carreiras. Em suma, o PIBID se mostra como um programa fundamental para a formação inicial de professores, contribuindo para a melhoria da prática docente e formação de profissionais comprometidos com a educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3100_TB529_24042024155533.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISADORA MARIA CALASSO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ISADORA" "autor_email" => "isacalasso@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }