O presente relato tem como objetivo apresentar atividades desenvolvidas durante a participação no Programa de Residência Pedagógica fomentado pela coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), na escola EEEFM Jarbas Passarinho, em Belém/PA, no período de novembro de 2022 a dezembro de 2023. Para isso recorre-se aos livros, documentos oficiais e artigos que discutem a temática, tal como Bosi (1996), Soares e Ferreira (2014), Bagno (2015), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Silva e Silva (2014), Galbero; Miranda e Moraes (2020) e Canto; Nunes e Smaniotto. E Finalmente, descreveremos as vivencias dos residentes no PRP identificando suas contribuições para a formação de futuros profissionais da Educação Básica. Após a realização das atividades, verificou-se que o Programa de Residência Pedagógica são só apontam para o aperfeiçoamento dos licenciandos, como também para o seu aprimoramento pessoal e social.