: Considerando o crescente aumento dos centros urbanos e sua expansão em direção aos territórios rurais ainda pouco explorados, é cada vez mais comum o contato entre pessoas e animais, podendo resultar em um aumento de acidentes envolvendo animais peçonhentos, como as serpentes. Desta forma, este relato de experiência teve como objetivo verificar os conhecimentos prévios e as deficiências dos alunos do ensino médio acerca da relação herpetologia regional, focado nos conhecimentos básicos sobre serpentes e medidas de segurança. O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) campus Araguatins, com turmas de segundo e terceiros anos do ensino médio, envolvendo duas fases: coleta de dados aplicados via formulário utilizando o Google Forms, com assuntos envolvendo as principais espécies de serpentes, procedimentos realizados após ocorrência de acidentes ofídicos, a importância meio ambiente e para indústrias de fármacos. A segunda fase terá análise dos dados obtidos e a montagem um folder educativo com as principais informações obtidas da pesquisa, visando duas aulas nas turmas de 2 ano com o tema estudado e visita ao laboratório de biologia. Através dos dados coletados observamos que os discentes possuem um conhecimento básico acerca de identificação de serpentes e em situações acidentais envolvendo peçonhas, no entanto, ainda se nota uma deficiência em identificação entre aquelas semelhantes e as variedades de famílias existentes no Tocantins, fazendo-se necessário a importância de trabalhar os folders em escolas localizadas em áreas rurais e em centros de atendimento hospitalar.