A articulação entre literaturas e ensino de ciências tem sido uma prática pouco constante nos espaços educacionais. No entanto, no contexto do Nordeste brasileiro, região de rica e diversa cultura, essa articulação passa a ser possível e promissora. Nesse sentido, buscamos analisar se o uso da literatura de cordel como meio de sensibilização e conscientização, contribui para o desenvolvimento de uma consciência sustentável sobre o descarte do lixo eletrônico no ambiente social e escolar. A experiência aqui relatada foi desenvolvida no contexto do programa de residência pedagógica, do núcleo Multidisciplinar da Universidade Federal do Cariri, na qual os residentes desenvolveram uma atividade com alunos de uma escola estadual da cidade de Brejo Santo, no estado do Ceará, que impulsionava a produção de cordéis sobre o descarte de lixo eletrônico. Essa atividade foi realizada com estudantes do segundo ano do ensino médio e, adotou uma abordagem colaborativa baseada na pesquisa-ação, envolvendo apresentações e a criação dos cordéis. A análise dos cordéis nos indica que estes contribuíram com a compreensão do tema trabalhado, estimulando reflexões sobre questões ambientais e sociais. Evidenciou-se a importância do descarte adequado e da adoção de práticas sustentáveis a respeito do lixo eletrônico.