Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O USO DE INSTRUMENTOS ALTERNATIVOS E METODOLOGIAS DIDÁTICAS EM PROL DO ENSINAMENTO PARA JOVENS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH)

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) ET 05: Educação, diversidade e inclusão social
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107124
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 122
    "inscrito_id" => 2186
    "titulo" => "METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O USO DE INSTRUMENTOS ALTERNATIVOS E METODOLOGIAS DIDÁTICAS EM PROL DO ENSINAMENTO PARA JOVENS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH)"
    "resumo" => "No contexto do ensino de Química, a busca por estratégias inovadoras e inclusivas se intensifica, especialmente para atender às necessidades de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O TDAH é uma condição neurobiológica que impacta a atenção, concentração e controle impulsivo, desafiando os métodos tradicionais de ensino. O texto destaca a importância de considerar as características específicas das crianças com TDAH ao desenvolver metodologias de ensino de Química, buscando instrumentos alternativos e abordagens didáticas para tornar a experiência educacional mais acessível e eficaz para esse público. A necessidade de repensar abordagens pedagógicas e didáticas é ressaltada, com foco na diversidade de perfis de aprendizagem nas salas de aula contemporâneas. Sendo assim, foi feito um questionário para avaliar e comparar o rendimento escolar dos alunos com TDAH e aplicando os métodos didáticos e eficazes para suprir este empecilho. A busca por inclusão escolar, especialmente na Educação Especial, é mencionada, destacando a importância da abordagem "Metodologia para o ensino de Química" que visa facilitar o aprendizado para crianças com TDAH. Além disso, a compreensão da disciplina de Química já é desafiadora para alunos sem o transtorno e destaca a necessidade de adaptar o ensino para atender às habilidades específicas, como autodisciplina e organização, necessárias para a aprendizagem. Portanto, a falta de trabalhos abordando a temática relacionada ao ensino de Química para alunos com TDAH é mencionada como uma lacuna a ser preenchida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2186_TB122_22042024201956.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR GABRIEL BOM TEMPO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Gabriel"
    "autor_email" => "vg26032004@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107124
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 122
    "inscrito_id" => 2186
    "titulo" => "METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O USO DE INSTRUMENTOS ALTERNATIVOS E METODOLOGIAS DIDÁTICAS EM PROL DO ENSINAMENTO PARA JOVENS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH)"
    "resumo" => "No contexto do ensino de Química, a busca por estratégias inovadoras e inclusivas se intensifica, especialmente para atender às necessidades de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O TDAH é uma condição neurobiológica que impacta a atenção, concentração e controle impulsivo, desafiando os métodos tradicionais de ensino. O texto destaca a importância de considerar as características específicas das crianças com TDAH ao desenvolver metodologias de ensino de Química, buscando instrumentos alternativos e abordagens didáticas para tornar a experiência educacional mais acessível e eficaz para esse público. A necessidade de repensar abordagens pedagógicas e didáticas é ressaltada, com foco na diversidade de perfis de aprendizagem nas salas de aula contemporâneas. Sendo assim, foi feito um questionário para avaliar e comparar o rendimento escolar dos alunos com TDAH e aplicando os métodos didáticos e eficazes para suprir este empecilho. A busca por inclusão escolar, especialmente na Educação Especial, é mencionada, destacando a importância da abordagem "Metodologia para o ensino de Química" que visa facilitar o aprendizado para crianças com TDAH. Além disso, a compreensão da disciplina de Química já é desafiadora para alunos sem o transtorno e destaca a necessidade de adaptar o ensino para atender às habilidades específicas, como autodisciplina e organização, necessárias para a aprendizagem. Portanto, a falta de trabalhos abordando a temática relacionada ao ensino de Química para alunos com TDAH é mencionada como uma lacuna a ser preenchida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2186_TB122_22042024201956.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR GABRIEL BOM TEMPO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Gabriel"
    "autor_email" => "vg26032004@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

No contexto do ensino de Química, a busca por estratégias inovadoras e inclusivas se intensifica, especialmente para atender às necessidades de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O TDAH é uma condição neurobiológica que impacta a atenção, concentração e controle impulsivo, desafiando os métodos tradicionais de ensino. O texto destaca a importância de considerar as características específicas das crianças com TDAH ao desenvolver metodologias de ensino de Química, buscando instrumentos alternativos e abordagens didáticas para tornar a experiência educacional mais acessível e eficaz para esse público. A necessidade de repensar abordagens pedagógicas e didáticas é ressaltada, com foco na diversidade de perfis de aprendizagem nas salas de aula contemporâneas. Sendo assim, foi feito um questionário para avaliar e comparar o rendimento escolar dos alunos com TDAH e aplicando os métodos didáticos e eficazes para suprir este empecilho. A busca por inclusão escolar, especialmente na Educação Especial, é mencionada, destacando a importância da abordagem "Metodologia para o ensino de Química" que visa facilitar o aprendizado para crianças com TDAH. Além disso, a compreensão da disciplina de Química já é desafiadora para alunos sem o transtorno e destaca a necessidade de adaptar o ensino para atender às habilidades específicas, como autodisciplina e organização, necessárias para a aprendizagem. Portanto, a falta de trabalhos abordando a temática relacionada ao ensino de Química para alunos com TDAH é mencionada como uma lacuna a ser preenchida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.