No contexto do ensino de Química, a busca por estratégias inovadoras e inclusivas se intensifica, especialmente para atender às necessidades de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O TDAH é uma condição neurobiológica que impacta a atenção, concentração e controle impulsivo, desafiando os métodos tradicionais de ensino. O texto destaca a importância de considerar as características específicas das crianças com TDAH ao desenvolver metodologias de ensino de Química, buscando instrumentos alternativos e abordagens didáticas para tornar a experiência educacional mais acessível e eficaz para esse público. A necessidade de repensar abordagens pedagógicas e didáticas é ressaltada, com foco na diversidade de perfis de aprendizagem nas salas de aula contemporâneas. Sendo assim, foi feito um questionário para avaliar e comparar o rendimento escolar dos alunos com TDAH e aplicando os métodos didáticos e eficazes para suprir este empecilho. A busca por inclusão escolar, especialmente na Educação Especial, é mencionada, destacando a importância da abordagem "Metodologia para o ensino de Química" que visa facilitar o aprendizado para crianças com TDAH. Além disso, a compreensão da disciplina de Química já é desafiadora para alunos sem o transtorno e destaca a necessidade de adaptar o ensino para atender às habilidades específicas, como autodisciplina e organização, necessárias para a aprendizagem. Portanto, a falta de trabalhos abordando a temática relacionada ao ensino de Química para alunos com TDAH é mencionada como uma lacuna a ser preenchida.