METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O USO DE INSTRUMENTOS ALTERNATIVOS E METODOLOGIAS DIDÁTICAS EM PROL DO ENSINAMENTO PARA JOVENS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH)
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107124 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 122 "inscrito_id" => 2186 "titulo" => "METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O USO DE INSTRUMENTOS ALTERNATIVOS E METODOLOGIAS DIDÁTICAS EM PROL DO ENSINAMENTO PARA JOVENS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH)" "resumo" => "No contexto do ensino de Química, a busca por estratégias inovadoras e inclusivas se intensifica, especialmente para atender às necessidades de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O TDAH é uma condição neurobiológica que impacta a atenção, concentração e controle impulsivo, desafiando os métodos tradicionais de ensino. O texto destaca a importância de considerar as características específicas das crianças com TDAH ao desenvolver metodologias de ensino de Química, buscando instrumentos alternativos e abordagens didáticas para tornar a experiência educacional mais acessível e eficaz para esse público. A necessidade de repensar abordagens pedagógicas e didáticas é ressaltada, com foco na diversidade de perfis de aprendizagem nas salas de aula contemporâneas. Sendo assim, foi feito um questionário para avaliar e comparar o rendimento escolar dos alunos com TDAH e aplicando os métodos didáticos e eficazes para suprir este empecilho. A busca por inclusão escolar, especialmente na Educação Especial, é mencionada, destacando a importância da abordagem "Metodologia para o ensino de Química" que visa facilitar o aprendizado para crianças com TDAH. Além disso, a compreensão da disciplina de Química já é desafiadora para alunos sem o transtorno e destaca a necessidade de adaptar o ensino para atender às habilidades específicas, como autodisciplina e organização, necessárias para a aprendizagem. Portanto, a falta de trabalhos abordando a temática relacionada ao ensino de Química para alunos com TDAH é mencionada como uma lacuna a ser preenchida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2186_TB122_22042024201956.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR GABRIEL BOM TEMPO SILVA" "autor_nome_curto" => "Gabriel" "autor_email" => "vg26032004@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107124 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 122 "inscrito_id" => 2186 "titulo" => "METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O USO DE INSTRUMENTOS ALTERNATIVOS E METODOLOGIAS DIDÁTICAS EM PROL DO ENSINAMENTO PARA JOVENS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH)" "resumo" => "No contexto do ensino de Química, a busca por estratégias inovadoras e inclusivas se intensifica, especialmente para atender às necessidades de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O TDAH é uma condição neurobiológica que impacta a atenção, concentração e controle impulsivo, desafiando os métodos tradicionais de ensino. O texto destaca a importância de considerar as características específicas das crianças com TDAH ao desenvolver metodologias de ensino de Química, buscando instrumentos alternativos e abordagens didáticas para tornar a experiência educacional mais acessível e eficaz para esse público. A necessidade de repensar abordagens pedagógicas e didáticas é ressaltada, com foco na diversidade de perfis de aprendizagem nas salas de aula contemporâneas. Sendo assim, foi feito um questionário para avaliar e comparar o rendimento escolar dos alunos com TDAH e aplicando os métodos didáticos e eficazes para suprir este empecilho. A busca por inclusão escolar, especialmente na Educação Especial, é mencionada, destacando a importância da abordagem "Metodologia para o ensino de Química" que visa facilitar o aprendizado para crianças com TDAH. Além disso, a compreensão da disciplina de Química já é desafiadora para alunos sem o transtorno e destaca a necessidade de adaptar o ensino para atender às habilidades específicas, como autodisciplina e organização, necessárias para a aprendizagem. Portanto, a falta de trabalhos abordando a temática relacionada ao ensino de Química para alunos com TDAH é mencionada como uma lacuna a ser preenchida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2186_TB122_22042024201956.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR GABRIEL BOM TEMPO SILVA" "autor_nome_curto" => "Gabriel" "autor_email" => "vg26032004@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }