O presente trabalho apresenta as ações e os resultados do Edital nº 24/2022 da Capes, Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia (subprojeto) da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru SP (núcleo), em uma escola pública estadual de Ensino Fundamental – anos iniciais. Com o objetivo de apresentar os caminhos trilhados e assim compartilhar o desenvolvimento das ações formativas, o texto pauta-se no Plano de Atividades do Residente e nas necessidades das escolas, além de inquietudes provocadas pelo arcabouço teórico estudado que possibilitou reflexões sobre a formação de professores, organização escolar, prática pedagógica., contribuindo significativamente com a formação inicial de professores para a Educação Básica, por meio de atividades voltadas para a iniciação à docência, convivência com a função docente, vivência de experiências educativas e profissionais. Assim, realizamos um estudo qualitativo, no qual os dados foram analisados e indicaram a contribuição da formação contextualizada e vivência no contexto da escola pública de educação básica como essenciais para a formação de professores contemporâneos.