Utilizar jogos de raciocínio lógico com materiais manipuláveis é crucial para promover a conscientização ambiental, construir um pensamento matemático por trás de um jogo. Mediante este enfoque o objetivo deste trabalho é mostrar formas diferentes dos professores utilizarem materiais manipuláveis que auxiliam em atividades didáticas voltadas ao desenvolvimento do raciocínio lógico, dentre eles o desafio com palitos de fósforos. Desse modo, pesquisamos no Google acadêmico por artigos, teses e dissertações, por meio de uma pesquisa documental de caráter exploratório. Observamos que os desafios propostos pelo jogo influenciam os jogadores a aprender habilidades de percepção entre os participantes estimulando o raciocínio lógico, tornando o processo de aprendizagem mais divertido e eficaz, para o ensino da Matemática. Os estudos demonstram que devemos promover um ambiente de aprendizagem que contribua para o desenvolvimento intelectual e sensorial, além disso, sugerem que os desafios com palitos de fósforo podem ser trabalhados com todas as pessoas para desenvolver habilidades cognitivas. Especificamente neste estudo voltamos nosso olhar para atividades de desafios com palitos de fósforo no Programa da Residência Pedagógica em Matemática.